Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Saiba onde aprender Libras em Fortaleza

27 set 2023 | Lifestyle

Por Redação

Confira uma lista de cursos para aprender a Língua Brasileira de Sinais

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, pelo menos 2,3 milhões de pessoas com 2 anos ou mais de idade no país apresentam deficiência auditiva (Foto: Freepik)

Setembro é o Mês da Visibilidade Surda, conhecido como Setembro Azul, que busca homenagear as conquistas e lutas da comunidade surda brasileira. O período é marcado por várias ações que, entre os principais objetivos idealizados, buscam evidenciar a importância da difusão e do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Confira uma lista de cursos presenciais para aprender Libras em Fortaleza, além de indicações de sites para o estudo online.

LEIA MAIS >> O que é a ferramenta de scroll no meio digital e como ela afeta a saúde mental?

Nutricionista fala sobre importância da hidratação para o corpo

Presencial (Fortaleza)

Creaece

O Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (Creaece) oferece curso de Libras para iniciantes, por meio de chamada pública. O curso tem duração de dois semestres letivos, totalizando 200 horas. As vagas são preenchidas por ordem de chegada no ato da matrícula.

Endereço: Rua Graciliano Ramos, nº 52 – Bairro de Fátima, Fortaleza
Gratuito (mediante matrícula)
Contato: (85) 3101-7826 | 3101-7011| 3101-2167
Redes sociais: @creaece
Mais informações em seduc.ce.gov.br

Casa de Cultura UFC

A Casa de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) abre inscrições semestralmente para o curso de Libras, com a publicação do edital para a seleção. Os interessados podem se inscrever para o semestre inicial do curso ou realizar o teste de nível.

A seleção ocorre por meio de uma prova de múltipla escolha que abrange os conteúdos de Língua Portuguesa e Conhecimentos Gerais – para quem ingressará nos semestres iniciais – e do conhecimento específico da língua escolhida – para quem fará o teste de nível.

Endereço: Casa de Cultura UFC – Av. da Universidade, 2683 – Benfica, Fortaleza – CE
Inscrições: Site da UFC Concursos
Mais informações: Site da Casa de Cultura Estrangeira

Rede Cuca Fortaleza

Já a Rede Cuca abre inscrições mensais para diversos cursos, incluindo cursos de Libras, voltados para jovens de 15 a 29 anos. O curso pode ser realizado no Cuca Barra, Cuca José Walter, Cuca Mondubim, Cuca Pici e Cuca Jangurussu (de acordo com a disponibilidade).

Os interessados devem ter cadastro no Portal da Juventude de Fortaleza, e as matrículas podem ser realizadas pelo Portal ou presencialmente, na sala de matrícula do Cuca.

Gratuito (mediante matrícula)
Redes sociais e mais informações: @redecucaoficial

Online

Escola Virtual de Governo (EVG)

Estão abertas, por meio do portal Escola Virtual de Governo (EVG), as inscrições para o curso gratuito de Introdução à Libras. Pessoas de qualquer parte do Brasil podem acessar a plataforma, com início imediato após a matrícula.

O curso não possui limite de vagas e está disponibilizado online de forma permanente. Durante as aulas, os estudantes poderão conhecer os elementos para se comunicar em Libras, como alfabeto manual e expressão facial; fontes de pesquisa sobre surdez e suas especificidades, as necessidades das pessoas surdas, etc.

A capacitação tem carga horária de 60h e certificado de conclusão aos participantes que completarem as atividades. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da EVG.

USP – Universidade São Paulo 

O curso de Libras gratuito da USP não exige cadastro para acesso as aulas. O conteúdo está disponível no site e-disciplinas da universidade e aborda a língua de sinais, a surdez, educação de surdos e a cultura surda. O curso é composto por videoaulas, apostilas e exercícios. A formação não oferece certificado.

Setembro é o Mês da Visibilidade Surda, conhecido como Setembro Azul, que busca homenagear as conquistas e lutas da comunidade surda brasileira (Foto: Freepik)

Acessibilidade

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, pelo menos 2,3 milhões de pessoas com 2 anos ou mais de idade no país apresentam deficiência auditiva, ou seja, muita dificuldade ou incapacidade de ouvir. Em vista disto, os profissionais capacitados para interpretar e traduzir a Libras são essenciais para promover a inclusão de pessoas surdas.

“Percebo que as pessoas surdas reclamam, principalmente, da falta de acessibilidade em equipamentos de saúde. O ideal seria que houvessem intérpretes de Libras nesses espaços para que as pessoas surdas estivessem asseguradas. Em hospitais e clínicas, as pessoas surdas às vezes precisam tomar medicamentos, e como vão saber se essa pessoa é alérgica a algum medicamento? Como vão saber os sintomas que essa pessoa surda está sentindo?”, relata a professora de Libras e poeta, Renata Freitas, que é surda.

Segundo Renata, apesar do debate acerca da difusão da Língua Brasileira de Sinais ter se intensificado ao longo dos anos, o nível de conhecimento sobre Libras ainda é superficial para grande parte da população.

“Acredito que a quantidade de pessoas que conhecem a Língua Brasileira Sinais aumentou, mas quando a gente pensa no nível de conhecimento que essas pessoas têm sobre sobre pessoas surdas, é um conhecimento muito superficial […] Claro, há exceções, pessoas que se interessam e acabam querendo conhecer mais, porém, no geral, acaba sendo um conhecimento superficial”, comenta.

Para a produção da matéria, as respostas de Renata Freitas foram traduzidas pelo intérprete de Libras Marcos Silva.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE