Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Escola Porto Iracema das Artes celebra 8 anos com shows e debates sobre legado de Paulo Freire; confira programação virtual

4 ago 2021 | Notícias

Por Redação

Como parte da programação, a cantora sobralense Moon Kenzo apresenta o show “AMARGA”, no dia 13 de agosto, às 20h. (Foto: Divulgação)

A Escola Porto Iracema das Artes celebrará 8 anos de fundação do dia 29 de agosto. No entanto, durante todo o mês haverá uma programação virtual gratuita e aberta ao público repleta de shows, aulas com grandes nomes do Teatro, do Cinema e das Artes Visuais e debates sobre o legado de Paulo Freire. Além disso, haverá o lançamento do primeiro livro editado pela Escola, “Poéticas de Bombordo”. 

LEIA MAIS >> Fecoplay traz série de conteúdos exclusivos com cases de inovação no empreendedorismo cearense

Karim Aïnouz revela detalhes sobre ‘Firebrand’, seu primeiro filme em língua estrangeira

A programação contará com shows dos artistas formados pelo Laboratório de Música; exibição e debate de filme cujo roteiro foi desenvolvido no Laboratório de Cinema da Escola; debates com artistas e pesquisadores que vão recontar um pouco da história recente da dança no Ceará; reflexões sobre o legado de Paulo Freire e, para aprofundar a discussão em torno dos processos formativos desenvolvidos na Porto Iracema, haverá ainda o lançamento do primeiro livro editado pela Escola, “Poéticas de Bombordo”. Tudo será transmitido pelo canal do Youtube do Porto Iracema. 

A Escola Porto Iracema das Artes é dirigida pela professora Bete Jaguaribe. (Foto: Ares Soares)

“Considero esse aniversário de 8 anos do Porto Iracema das Artes o momento mais importante de toda a  trajetória da Escola”, observa a diretora de Formação do Instituto Dragão do Mar e da Porto Iracema, Bete Jaguaribe. “O país está mergulhado numa profunda crise social e política, além da tragédia da pandemia. A arte brasileira é alvo preferencial de quem cultua o ódio. Os desafios de uma escola de arte pública ganham uma dimensão enorme porque temos que nos fazer resistência diária e garantir espaço permanente de diálogo e da promoção de uma cultura democrática”, diz a professora.

Programação 

A programação inicia na quinta-feira (5), com o primeiro encontro da série de lives “Entre Telas Dança – Traçados de dança no tempo: perspectivas do Ceará”. Dora Andrade, Rubem Militão, Waneza Menezes, Luís Alexandre, Lolly Pop, Climério Anacé e Lauriane Tremembé participam das conversas, que acontecem também nos dias 12 e 18, pelo canal do Porto Iracema no Youtube, sempre às 19h. 

Já na sexta-feira (6), acontecerá a primeira aula aberta do Programa de Formação Básica 2021, no percurso de Teatro. A partir das 17h, a professora colombiana Maria Fernanda Sarmiento discute o conceito de Teatro Decolonial. Na segunda-feira (9), a artista visual Efe Godoy ministrar a aula aberta “Desenho é Transe”, às 19h. E na terça-feira (10), a aula aberta será com a cineasta Everlane Morae, às 17h. 

A colombiana Maria Fernanda Sarmiento discute o conceito de Teatro Decolonial, no dia 6 de agosto. (Foto: Divulgação)

A programação da semana continua no dia 12, às 16h, com o primeiro “Anatomia do Espetáculo” do ano, que receberá os artistas do coletivo Os Pícaros Incorrigíveis e o tutor e diretor, Héctor Briones, para dissecar o trabalho “Pagode Russo”, desenvolvido na última edição do Laboratório de Teatro. 

A cantora sobralense Moon Kenzo apresenta o show “AMARGA”, fruto do projeto desenvolvido no Laboratório de Música 2020-21, no dia 13 de agosto, às 20h, em seguida o público irá conferir um bate-papo com  a tutora da artista, a produtora Badsista

LEIA TAMBÉM >> Imelda Staunton será a Rainha Elizabeth na próxima temporada de The Crown

‘Cinderela’: filme estrelado por Camila Cabello trará diversidade no elenco; veja primeiro trailer

Paulo Freire

O “II Paulo Freire a Bombordo – Centenário” continua com mais uma edição do projeto “Relendo Paulo Freire – Pedagogia da Indignação”, no dia 19 de agosto, às 18h. Na mesma data as artistas Isis Medeiros e Márcia Charnizon apresentam a aula aberta “Navegações Estéticas: Nascimento e construção de um trabalho – Correntezas criativas”, às 20h. 

A última semana do mês começa com um debate sobre o legado do patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. “Andarilhagens do legado freireano: diálogos entre arte e educação”, com Margarete Sampaio, Celia Brito e Carlos Brandão, acontece no dia 24, terça-feira, a partir das 15h no canal da Escola no Youtube. A live também integra a programação especial do “II Paulo Freire a Bombordo – Centenário”, que iniciou em março deste ano e segue até setembro, quando o pedagogo pernambucano completaria cem anos. 

“Poéticas do Bombordo”

NO dia 26, a Escola Porto Iracema lança o livro “Poéticas do Bombordo”, com reflexões de alguns dos artistas, professores, tutores e coordenadores que passaram pelas diferentes esferas formativas entre 2013 e 2018. A publicação reúne ensaios e artigos que refletem sobre diferentes aspectos da experiência em torno da criação e da formação em artes, no âmbito de uma instituição pública. A primeira live com autores será realizada às 19h.

Aniversário

O dia do aniversário da Escola, 29 de agosto, será celebrado com pocket shows de artistas que passaram por diversas edições do Lab. Caio Castelo, DJ Daniel Lamar e Benjamin Arquelano são alguns dos que já confirmaram presença. As apresentações serão exibidas a partir das 17h.

A Escola Porto Iracema das Artes celebra aniversário de 8 anos com pocket show de alunos. (Foto: Ares Soares)

A programação especial encerra no dia 30 de agosto, com mais formação aberta ao público. A partir das 14h, acontece a live “Rotas de Criação –  Jogo, Corpo e Criação”, com a professora Pedra Silva e a turma do segundo módulo do Percurso Básico de Teatro. 

Serviço

Escola Porto Iracema das Artes comemora aniversário de 8 anos com programação especial em agosto 

  • De 5 a 30 de agosto
  •  Programação online no canal da Escola Porto Iracema das Artes no Youtube

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE