Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fernanda Pacobahyba assume cadeira na Academia Cearense de Letras Jurídicas

13 mar 2021 | Notícias

Por Redação

Titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), Fernanda Pacobahyba foi empossada como membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas (ACLJUR), na manhã deste sábado (13). Na cerimônia virtual, transmitida para líderes, familiares e amigos, ela assumiu a cadeira número 15 que tem como patrono Tomás Pompeu de Sousa Brasil e foi anteriormente ocupada pelo professor Paulo Bonavides, jurista renomado que faleceu em 2020.

LEIA MAIS >> Mulheres Extraordinárias: Fernanda Pacobahyba faz história na Sefaz Ceará

Christiane Leitão define conhecimento como elemento central na proteção das mulheres

Para Fernanda, assumir esse posto é um passo importante na sua trajetória profissional e pessoal. “Significa uma honra extraordinária em minha vida e a aceitação de um compromisso ainda maior com a intelectualidade de nosso Estado, com a integridade, com o compartilhamento de conhecimentos, enfim… algo que me engrandece como pessoa mas que não me servirá como instrumento de envaidecimento, pois não me reconheço à altura desses homens, mas como mera semente em um caminho a semear“, comenta.

Evento online

Entre os momentos de destaque da cerimônia virtual estiveram as saudações encaminhadas pela professora Gina Pompeu, o discurso do acadêmico Hélio Leitão, também empossado, as palavras do presidente da ACLJUR, Dr José Damasceno Sampaio, e, ao final, a apresentação da cantora Carolina Damasceno.

Cerimônia de posse da Academia Cearense de Letras Jurídicas (Foto: Divulgação)

O evento também contou com a presença do presidente da OAB/CE, Dr. Erinaldo Dantas, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Dep. Evandro Leitão. “Não poderia deixar de destacar a presença de meus pai, Fernando e Sara, de minha irmã Sarah Catharina, meu marido Marcus Pacobahyba, e diversos amigos”, menciona Fernanda.

Fernanda Pacobahyba agora ocupa a cadeira número 15 da ACLJUR (Foto: Divulgação)

LEIA MAIS >> Executiva do Beach Park assume liderança do Ibef Mulher no lugar de Renata Santiago

Imaculada Gordiano fala sobre empoderamento feminino no mercado de trabalho

Compromisso pela igualdade

Ao ingressar na ACLJUR, a Secretária da Fazenda do Ceará reforça a missão de trabalhar contra a desigualdade no Estado. “Meu compromisso nesse novo posto representa ainda mais força para, mediante a utilização dessa importante ferramenta que é a linguagem, conseguir ajudar na transformação da realidade, com foco especial na desigualdade que ainda reverbera em nossa sociedade e na expressividade que as mulheres merecem em locais de destaque”, afirma.

Fernanda é titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Foto: Divulgação)

“A Academia é um palco super importante para muitas mulheres que têm um papel inspirador para tantas outras mulheres”,

diz Fernanda Pacobahyba.

Ainda sobre a importância de vermos cada vez mais mulheres ocupando cargos de liderança, Fernanda menciona a escritora Mary Shelley, mãe do Frankenstein: “Façam-nas livres, e elas logo se tornarão, sábias e virtuosas, ao mesmo tempo que os homens o serão mas. Pois o aperfeiçoamento deve ser mútuo, ou a injustiça a que metade da raça humana está obrigada a se submeter irá voltar-se contra os seus opressores”.

Dos 40 membros efetivos da Academia Cearense de Letras Jurídicas apenas sete são mulheres. Porém, em relação à Diretoria da entidade, os números se equiparam: cincos homens e quatros mulheres estão na liderança. “Acredito que quando as mulheres ascendem, ascende toda a humanidade. A ACLJUR tem nomes de destaque entre as suas integrantes, como as Dr.as Gina Vidal, Bleine Queiroz, Francilene Gomes, dentre tantas outras que trazem o tom de sua personalidade para essa plêiade de juristas”, finaliza Pacobahyba.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE