Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fiec doa ao IJF túnel de desinfecção para higienizar EPIs dos profissionais de saúde

22 jun 2020 | Notícias

Por Redação

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) instalou na última quarta-feira (17), no Instituto Dr José Frota (IJF), em Fortaleza, um túnel de desinfeção destinado à higienização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados profissionais de saúde no atendimento a pacientes com Covid-19. Este é o quinto túnel doado pela Fiec a unidades médicas e mais duas estão em construção para serem entregues na próxima semana. Além do IJF, já foram beneficiados Santa Casa de Fortaleza, Santa Casa de Sobral, Hospital Universitário Walter Cantídio e Sopai.

O túnel de desinfecção é utilizado para a higienização das superfícies dos EPIs, para reduzir as possibilidades de contaminação dos profissionais de saúde antes da retirada dos EPIs. Um dos momentos mais críticos para a contaminação é durante a retirada dos EPIs, já que eles carregam na superfície uma alta carga viral. Assim, o túnel de desinfecção funciona como uma barreira adicional na proteção das equipes nos hospitais que atendem pacientes com Covid-19.

LEIA MAIS >> Fiec orienta negociação com bancos e de folhas de pagamentos

Campanha da Fiec já arrecadou mais de R$ 11 milhões para combater novo coronavírus

Processo

O gerente da Gerência de Engenharia e Arquitetura da Fiec, Jefferson Oliveira, explica que os profissionais de saúde que estiveram em área contaminada, antes de tirarem o EPIs, passam pelo túnel e por meio de um sensor de presença são acionados os nebulizadores que lançam jatos com uma solução composta por hipoclorito de sódio (mesmo componente encontrado na água sanitária), higienizando os EPIs.

O processo é semelhante ao que ocorre em um lava-rápido de automóveis, comuns em postos de gasolina. Após a descontaminação, o profissional pode retirar os equipamentos, seguindo os devidos protocolos, para posteriormente fazer a adequada higienização pessoal (banho) e troca de roupas, conforme recomendação técnica da Anvisa.

“O túnel permite a desinfecção dos EPIs usados em todo o corpo, inclusive aqueles utilizados nos pés. O piso, por ser drenante, fica úmido com a solução e atinge os solados dos calçados dos profissionais”, esclarece.

Estrutura

De acordo com o gerente, o túnel de desinfecção foi desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia. As laterais são feitas em ACM selado (alumínio composto), o que facilita o escoamento e evita vazamentos; o acabamento externo é em lona vinílica e o piso é drenante.

Abaixo desse piso, há um compartimento de coleta que permite que a solução desinfectante seja direcionada para o esgoto. “Esse compartimento permite que ele seja instalado em qualquer local, seja externo ou interno, como nas saídas de UTIs, por exemplo”, observa. 

Gratidão

O diretor regional do Senai/CE, Paulo André Holanda, afirma que o túnel é uma forma de agradecimento aos verdadeiros heróis do combate à Covid-19. “Por orientação do nosso presidente Ricardo Cavalcante, o Senai/CE centrou seus esforços em ações de combate à disseminação do novo coronavírus desde o início da pandemia. Estamos felizes em realizar mais esta ação”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE