Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fiec recebe comitiva de Portugal para debater potencial cearense em economia do mar

12 ago 2022 | Notícias

Por Redação

O encontro faz parte de uma missão institucional e empresarial entre o Ceará e o país europeu que vai até esta sexta-feira (12)

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante e o  Secretário de Estado do Mar de Portugal, José Maria Costa (Foto: Divulgação/Fiec)

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) recebeu, nesta quarta-feira (11), uma comitiva de Portugal durante missão institucional e empresarial sobre economia do mar. O Presidente da Federação, Ricardo Cavalcante, recepcionou o Secretário de Estado do Mar de Portugal, José Maria Costa, dentre outras autoridades do país europeu, para assinatura de memorandos de entendimento, e apresentação dos potenciais cearenses no mercado.

LEIA MAIS >> Lançamento “Agosto Lilás”: Fiec anuncia vagas de cursos profissionalizantes para mulheres

Live shoppings movimentam comércio virtual; entenda tendência

O evento contou também como uma rodada de negócios para promover a conexão entre empresas brasileiras e de Portugal. Pela manhã, a comitiva portuguesa, foi recepcionada pelo Presidente da Fiec, no Auditório Luiz Esteves, para uma mesa redonda com apresentações sobre a economia azul e seus potenciais.

Comitiva portuguesa durante a missão institucional (Foto: Divulgação/Fiec)

Dentre os participantes da discussão estavam o sócio-fundador da Skipper & Wool, Miguel Marques; a Secretária-adjunta da Pesca do Governo Federal do Brasil, Andréia Ribas; Representante da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Presidente da Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF) e Presidente da Gelpeixe, Manuel Tarré; a Presidente do Sindicato de Frios e Pesca do Ceará (Sindfrios), Elisa Gradvohl; o Presidente da DocaPesca Portugal, Sérgio Faias; entre outros nomes.

Já a Fiec, esteve representada, também, por: Carlos Prado, 1º Vice-Presidente; Roseane Medeiros, Vice-Presidente; Chico Esteves, Diretor Administrativo; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro; Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Tecnologia e Líder do Observatório da Indústria; Paulo André Holanda,  Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; Dana Nunes, Superintendente do IEL-Ceará; Marcos Soares, Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC); e Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais.  

Potencial do mar cearense

Ricardo Cavalcante durante recepção de comitiva portuguesa (Foto: Divulgação/Fiec)

Ricardo Cavalcante reforçou que a ideia é que Portugal seja a casa de entrada para a Europa dos produtos do mar cearense, e que o Ceará seja local de abertura do comércio português com a América Latina. “O mais importante disso tudo é fortalecer nossos relacionamentos, promovendo mais oportunidades de negócios, geração de emprego e renda para o Ceará e Portugal”, disse durante o evento.

De acordo com o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, a economia do mar é a economia do futuro, cujos investimentos precisam ser direcionados ao conhecimento e à inovação, por isso, a palavra-chave para se usar com o Ceará é cooperação. “Se há matéria em que temos muito a navegar é precisamente a economia azul”, afirmou o Secretário.

Sobre a programação

Comitiva portuguesa com membros da Fiec em rodada de negócios para fortalecer vínculos (Foto: Divulgação/Fiec)

Ainda durante o encontro, a comitiva portuguesa visitou o Observatório da Indústria com a intenção de entender como a instituição vem realizando suas atividades e compreender melhor a capacidade das energias renováveis do Ceará a partir da cadeia de hidrogênio verde (H2V) e das energias Solar e Eólica.

No fim do dia, a Fiec promoveu também uma rodada de negócios com o objetivo de estabelecer parcerias entre as empresas portuguesas e cearenses que têm intenção de fortalecer vínculos no grande setor da economia azul. Participaram do momento representantes do Porto de Sines; das Docas do Ceará; do Sindpneus, do Grupo ETE; da Esmaltec; do Inesc Tec; e de duas empresas do setor pesqueiro.

Nesta sexta-feira (12), a visita da comitiva em terras cearenses segue com uma nova passagem pelo Observatório da Indústria. Pela manhã, as autoridades portuguesas assistem a apresentação da diretora executiva Comercial da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Duna Uribe e do presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves. No fim do dia, está programada também visita a empresa Compex Pescados.
 

Autoridades presentes no encontro que reuniu a Fiec e a comitiva portuguesa (Foto: Divulgação/Fiec)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE