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Live shoppings movimentam comércio virtual; entenda tendência

11 ago 2022 | Moda

Por Redação

Tendência no Brasil e no mundo, as live shoppings têm se destacado em meio ao cenário do novo consumo digital

Isa Domingues é co-founder da Oli Live Shop, bem sucedida plataforma de live sale do Brasil (Foto: Reprodução/Instagram @oli.liveshop)

Comprar sem sair do conforto de casa, e apenas com o celular na mão, nunca foi tão fácil. Após as mudanças acarretadas pela pandemia de Covid-19, não somente o comércio online vivenciou um aumento notório, como uma nova tendência, nascida na China, ganhou atenção de negócios e consumidores brasileiros: as live shoppings.

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A indústria de vendas ao vivo movimenta o já conhecido e-commerce ao redor do mundo. E somente no país de origem, segundo uma pesquisa da AlixPartners, essa modalidade está avaliada em US$ 66 bilhões, representando 10% de todo o varejo da nação asiática. No que diz respeito ao número de consumidores que assistem às transmissões, vale ressaltar que essa conta cresceu 30% apenas entre março de 2019 e junho de 2020.

E-commerce e pandemia

As live shoppings usam tecnologias e o poder de influencers digitais para garantir sucesso nas vendas online (Foto: Reprodução/Instagram @oli.liveshop)

O comércio por lives, surgiu na China, em 2015 e por aqui, antes mesmo da pandemia, marcas como Chili Beans, Farm e Americanas já se aventuravam no sucesso das vendas por streaming. Mas foi mesmo com o período pandêmico e com a necessidade de reinvenção frente as medidas sanitárias de isolamento, que o e-commerce viveu um crescimento considerável.

Sem poder sair de casa, os consumidores passaram a utilizar mais ainda a praticidade das vendas online. Somente no primeiro ano da pandemia, o comércio eletrônico brasileiro cresceu mais de 73%, de acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Embora outros segmentos econômicos tenham sido afetados, o momento, também foi palco para o surgimento de maneiras de se reinventar. E foi aí que entrou, no planejamento das lojas, as live shoppings.

Entenda como funciona

Live sales aproveitam o boom das lives e do e-commerce para alcançar mais consumidores (Foto: Reprodução/Instagram @oli.liveshop)

A tendência pode ser chamada de live shopping, live sale, shopstreaming, ou mesmo outras denominações, o importante, contudo, é entender que a ideia é utilizar plataformas de transmissão ao vivo na internet para promover uma experiência de venda mais dinâmica e mais próxima ao consumidor. Assim, unindo o conceito das lives – que se popularizou principalmente durante a pandemia -, e o já conhecido comércio eletrônico, as live shoppings aumentam não somente as vendas, mas também a visibilidade das marcas. 

Com a popularização desta modalidade de comércio ao vivo, algumas empresas precisaram criar suas próprias plataformas de venda. Porém, para acompanhar a demanda do mercado, surgiram também novas ferramentas exclusivas e especializadas em live shoppings. Oli Live Shopping, Stream Shop, Alive.haus e Mimo, são algumas plataformas disponíveis para empresas que querem investir nas vendas por streaming.

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Além de ambiente virtuais específicos, as vendas ao vivo também podem ser realizadas através do YouTube, sem falar no Instagram. Os dois gigantes da internet vem se aprimorando para entregar novas funções que permitam que lojas e consumidores possam desfrutar do ambiente online para vender e comprar com mais praticidade e humanização.

Novo consumo digital 

A possibilidade de humanizar o processo de compra e venda é um destaque no live commerce (Foto: Reprodução/Instagram @isadomingues)

O fenômeno das live shoppings suscitou o debate em torno das novas características do consumo no meio digital. Diferente da prática mais computadorizada, e até, fria, do e-commerce, o binômio compra e venda por streaming propicia um contato mais próximo e pessoal entre os dois polos do processo de comercialização de produtos. Essa característica, torna a humanização um fator de destaque no live commerce.

Por meio das live shoppings, o consumidor sente-se mais conectado com o que está sendo vendido e com os mediadores do streaming, já que é possível avaliar os itens de seu interesse em diferentes ângulos e ainda, tirar dúvidas em tempo real. O tempo, inclusive, é um dos fatores mais impactados positivamente pelo live commerce, tornando a transação mais assertiva e o processo otimizado.

As live sales fazem parte dos novos hábitos de consumo eletrônico (Foto: Reprodução/Instagram @isadomingues)

A participação de influencers também é uma tendência que torna as lives mais populares. Se valer de influenciadores digitais que combinem com a marca pode gerar maior engajamento e aumentar a audiência dos streamings. Consequentemente, as lives alcançam maior número de consumidores, e maior quantidade de vendas. A união destes fatores parece ser uma fórmula de sucesso, que leva as live shoppings a fazer parte, definitivamente, da mudança de comportamento dos consumidores no mundo digital.

MaxiModa debate o assunto

Isa Domingues debate o novo consumo digital no MaxiModa 2022 (Foto: Reprodução/Instagram @isadoimgues)

Seminário de business, moda e comunicação pioneiro no Nordeste, o MaxiModa, criado por Márcia Travessoni, chega à 14ª edição em 2022. Neste ano, um dos temas do evento contempla em seu arcabouço, as live shoppings. Para debater sobre “o novo consumo digital“, o seminário recebe a criadora de conteúdo e co-founder da Oli Live Shopping, Isa Domingues.

Em um bate-papo guiado, a empresária vai compartilhar e discutir, no seminário, as novas tendências digitais de business e o poder e a força do live shopping no Brasil e no mundo.

MaxiModa 2022 tem patrocínio de Unifor, Fiec, Piraquê, Boana Jeans, YSSA marketing de moda, Tintas Iquine, La Clofit, DLT, Deep, Naturágua e Natucoco; e apoio de RioMar Fortaleza, Jangadeirotêxtil, Grupo Marquise, Hotel Gran Marquise, T-shirt In Box, Mercadinhos São Luiz, Capuchino Press, Grupo UrbMidia, Eletromidia Ceará, 3corações e Itamaraty.

Serviço

MaxiModa 2022 – Ao vivo de novo

  • Teatro RioMar Fortaleza (Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
  • 26 de agosto
  • Ingressos em uhuu

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