12 jun 2025 | Notícias
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi homenageada durante sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza em comemoração aos 36 anos da Associação de Jovens Empresários (AJE) na última terça-feira (10). A solenidade reuniu lideranças empresariais e políticas em um ato de reconhecimento da trajetória da entidade relevante no fomento ao empreendedorismo jovem na capital cearense.
LEIA MAIS>> Presidente do Sindroupas participa de programa de educação executiva nos EUA
FIEC e Fortescue avançam para promover a transição energética no Ceará
Representando a presidência da FIEC, o vice-presidente da federação, André Montenegro recebeu a homenagem, além de ter sido reconhecido individualmente por sua contribuição ao desenvolvimento empresarial e à parceria com a AJE Fortaleza.
Fundada em 1989, a AJE de Fortaleza tem desempenhado um papel fundamental na capacitação, integração e representação de jovens empreendedores, promovendo o desenvolvimento econômico da cidade e fortalecendo uma nova geração de lideranças empresariais. A homenagem à FIEC celebra essa parceria institucional histórica e reforça o compromisso conjunto com o associativismo, a inovação e o progresso.
Durante sua fala, Montenegro destacou o legado da AJE Fortaleza como formadora de novas lideranças e o compromisso do Sistema FIEC em apoiar iniciativas que fortalecem o ecossistema empresarial em todo o estado. “Nós da FIEC sempre apoiamos a AJE Fortaleza porque acreditamos que é uma grande formadora de jovens lideranças. A gente precisa disso — as lideranças precisam ser constantemente renovadas. E essa nobre entidade tem mantido esse compromisso ao longo de 36 anos de atuação. A AJE é um exemplo para todos nós”, afirmou o dirigente.
A mesa da sessão solene foi presidida pelo vereador e propositor da cerimônia, Pedro Matos, e composta pelo Coordenador-Geral da AJE Fortaleza 2025, Tiago Guimarães; pelo Secretário Executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Vicente Ferrer; pelo Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; pelo Secretário Executivo da Câmara dos Conselhos Empresariais do Sistema Fecomércio-CE, Marcos Pompeu; pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maracanaú, Carlos Matos; pelo Diretor de Estratégia Digital do Grupo de Comunicação O Povo, André Filipe Dummar; pela Representante do Grupo J. Macêdo, Patrícia Macêdo; e pelo Presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sullivan Mota.
Pedro Matos, que também é ex-integrante da AJE, ressaltou os atributos da entidade em revelar o potencial de jovens empreendedores: “Hoje é um momento de reunir grandes lideranças que passaram pela AJE, que fortaleceram esse associativismo em prol do desenvolvimento econômico da nossa cidade, da nossa capital cearense. É muito importante a gente ter a AJE como um braço de apoio para jovens líderes que querem empreender, que querem colocar seu próprio negócio, que querem dar o primeiro passo”.