Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fortaleza é a 4ª capital do país com maior transparência no enfrentamento à pandemia

22 maio 2020 | Notícias

Por Redação

Fortaleza é destaque entre as capitais do Brasil com maior grau de transparência nas ações de combate ao novo coronavírus, de acordo com um ranking elaborado pela Transparência Internacional (TI), que avaliou, entre outros quesitos, o acesso pleno, ágil e simples às informações sobre compras emergenciais em relação à covid-19. No país, somente cinco capitais ficaram com avaliação entre ótimo e bom, e Fortaleza ocupou o 4º lugar, marcando 62,0 pontos, desempenho considerado bom pela TI.

A entidade analisou os portais das 26 capitais brasileiras, aplicando notas de 0 a 100, no qual as mais transparentes foram aquelas cidades que mais se aproximaram da nota máxima. A classificação conceitua a nota em ótimo, bom, regular, ruim e péssimo.

LEIA MAIS >> Jijoca de Jericoacoara estreia programa de gestão fiscal da Sefaz/CE

Conselho de Governança Fiscal discute sobre redução de gastos públicos

Para a secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, Luciana Lobo, a transparência também é uma estratégia para se enfrentar o novo coronavírus. “Neste momento em que governos têm ampliado os gastos públicos por força das ações de enfrentamento à pandemia, é necessário expandir também a transparência. Dessa forma, temos assegurado para o cidadão a adoção de medidas corretas da aplicação dos recursos públicos e uma fonte de informação segura para a checagem de dados divulgados em redes sociais”, destacou.

Dados da Transparência Internacional

O prefeito Roberto Cláudio lançou o comitê de Controle Interno, Transparência e Governança, além da elaboração do hotsite especial sobre as ações de enfrentamento à pandemia em Fortaleza e a criação de uma área exclusiva no Portal da Transparência com divulgação dos contratos firmados, processos de aquisição, despesas aplicadas e instituição de uma ouvidoria, permitindo ao cidadão exercer controle social sob a gestão pública municipal.

Ceará

O estado do Ceará chegou à marca de 100 pontos pela primeira vez no ranking de transparência da covid-19 no Brasil. A avaliação é da Open Knowledge Brasil (OKBR), que checa os dados e informações publicados por cada estado brasileiro sobre a pandemia do novo coronavírus.

IntegraSUS é a plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) avaliada pela OKBR. O boletim do ranking é atualizado semanalmente, às quintas-feiras. Conforme o boletim da última quinta-feira (21), o Ceará subiu de 95 para 100 pontos ao informar a quantidade de testes disponíveis.

Nesta semana, o IntegraSUS passou a disponibilizar mais cinco novos painéis de indicadores sobre Covid-19. Agora a população tem acesso ao histórico de internações, pode acompanhar resultado de testes, dados sobre atendimento inteligente e entrega de teste rápido de Covid-19 a profissionais dos serviços de saúde.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE