Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Fotógrafo Sérgio Carvalho monta exposição que retrata a fé dos romeiros do Padre Cícero

29 jan 2020 | Notícias

Por Bruno Brandão

O fotógrafo Sérgio Carvalho, radicado em Fortaleza, desbravou Juazeiro do Norte em busca de registrar a fé dos romeiros que veneram o Padre Cícero Romão. O resultado das imagens, separadas em coloridas e preto e branca, poderá ser conferido na exposição ‘Santo Sertão’, que chega a partir do dia 8 de fevereiro, na Imagem Brasil Galeria.

Sérgio dividiu os ensaios em duas categorias: ‘Sala do Santo’ e ‘Caminho de Pedra e Areia’. Para a produção do primeiro, apenas com fotos coloridas, ele percorreu cada uma das residências localizadas na ladeira do Horto, percusso próximo a famosa estátua do Padre Cícero. “Cada uma dessas casas possui uma particularidade, porém uma coisa em comum, todas possuem alguma imagem do padre. O nome faz jus às salas das casas, que segundo a tradição, o padre pediu para que servissem de altar, e assim foi feito por esses moradores. São cores fortes que retratam a fé do sertanejo”, explica Sergio.

LEIA MAIS >> Padre Cícero ganhará exposição no Museu do Louvre, em Paris
Lide Ceará reúne associados em preview da exposição ‘Leonilson por Antonio Dias’

Foto: Sérgio Carvalho
Foto: Sérgio Carvalho

Já o ensaio em preto e branco, passa pelo ‘Santo Sepulcro Sertanejo’, no alto do Horto, no qual os romeiros pagam promessas e abriga a capela conhecida como refúgio do Padre Cícero e que ele escondia alguns cangaceiros. Nos cliques, Sérgio retratou as pedras deixadas pelos visitantes e as flores secas que remetem ao clima da caatinga.

O trabalho teve sua produção inicial em 2007. Mas, foi após vencer o XI edital Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) que veio a ideia para montar a exposição, com curadoria de Carlos Carvalho e produção de Vanessa Ramos. A mostra fica em cartaz até abril, coincidindo com os 20 anos de trajetória profissional do fotógrafo.

Foto: Sérgio Carvalho
Foto: Sérgio Carvalho

“Sou piauiense e tenho uma ligação muito forte com o Sertão. Registrar essa religiosidade é retornar a minha infância. A ideia não é só mostrar o lado religioso, mas o que está por trás, a força do sertanejo”, pontua.

A abertura, com entrada livre para o público, acontece a partir das 10h, do sábado (8). As visitações, que se estendem até abril, podem ser feitas de segundas às sextas-feiras, de 8h30 às 12h, e de 14h às 18h, na Imagem Brasil Galeria, na Aldeota.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE