Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ganhador do Prêmio Jabuti, Mailson Furtado revela textos inéditos no Dia Nacional da Poesia

31 out 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Para os poetas, expressar os sentimentos por meio da arte é necessário e urgente. Abordando do amor à ira, as nuances da escrita podem encantar. No Dia Nacional da Poesia, celebrado nesta quinta-feira (31), o site MT apresenta poemas inéditos do escritor cearense Mailson Furtado, ganhador do Prêmio Jabuti em 2018.

LEIA MAIS >> Festival celebra 90 anos de Sérvulo Esmeraldo no Crato; Dodora Guimarães é curadora

Vencedor do Prêmio Jabuti, Mailson Furtado destaca melhores momentos de 2018

Segundo Mailson, o fascínio pela escrita chegou ainda na infância por meio dos estudos. “No princípio da adolescência veio o interesse mais firme e consciente que me lota até hoje e desde então, nunca deixei de ter a poesia por perto“, afirma.

Seu livro “À cidade” foi destaque no Prêmio Jabuti 2018. A obra com produção independente, revisada e diagramada pelo autor, não foi somente eleita como a melhor de poesia, mas também ganhou a categoria Livro do Ano, honraria máxima da principal premiação literária do país.

Mailson Furtado no Prêmio Jabuti 2018 (Foto: Divulgação)

Diversas vertentes artísticas são responsáveis por influenciar a obra do escritor. De acordo com ele, a música e o teatro são fontes de inspiração. Mailson também citou autores e artistas que admira e na lista estão presentes Jorge Luís Borges, Gonçalo M. Tavares, Wislawa Szymborska, Paulo Leminski, Gabriel Garcia Marquez, George Orwell e Patativa do Assaré.

“A poesia por vezes há, por vezes não na mesma coisa. Hoje passeio pralém do extraordinário, no infraordinário, naquilo de tão curto pode dizer tanto”

A passagem pela vida no sertão é pauta e pano de fundo para as criações do escritor cearense. “Creio que grande parte da produção de um artista passa pela necessidade dele de fala, e essa, por muitas vezes, é um ato político, também”, diz.

“A poesia me possibilita uma vida pralém dela mesma. Uma vida que não é somente aquilo que vejo ou que me mostram, é uma ver pra dentro, pra diante. Isso me deixa respirar. Deixa-me acreditar em dias mais bonitos“.

Confira poemas inéditos de Mailson Furtado:

*** 

introspectivas árvores
se enfeitam de sol
engolem suas sombras
de julho à dezembro

nuas e caladas por fora
lotadas por dentro

***

sou menino de rio
não de mar
não sei pegar ondas
não cabem em minhas mãos

no rio ninguém pega nada
e tudo cabe
quando se vê
já passou 

*** 

as sandálias ao canto
guardam teus passos
e não sabem pra diante
o horizonte

guardam caminhos
guardam distâncias
guardam a próxima esquina
guardam o fim do mundo
                     que nelas começa 

***  

Foto destaque: Aurélio Alves

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE