Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Governo do Ceará divulga as projeções para o setor cultural em 2022

9 jan 2022 | Notícias

Por Redação

As ações estão tanto na criação de novos espaços quanto no incentivo por meio de editais

Obra que está sendo realizada na Estação das Artes (Foto: Reprodução)

O Governo do Ceará ao longo dos últimos anos vem investindo bastante no setor cultural do Estado. Em 2020 e 2021, com as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, os artistas cearenses também foram incluídos nos investimentos disponíveis para a área, que projete mais crescimento para o ano de 2022.

LEIA MAIS >> Camilo Santana anuncia novo decreto e veta festas de pré e Carnaval; veja detalhes

Ricardo Cavalcante participa de evento do Governo que apresentou nova estrutura para o desenvolvimento econômico do Ceará

A expectativa é que quatro novos e importantes equipamentos culturais sejam entregues aos cearenses em 2022. Sendo eles, o novo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), a Estação das Artes, o Centro Cultural do Cariri e a Casa de Antônio Conselheiro. 

O MIS, por exemplo, contará com espaços para exposição, salas de formação, laboratórios e reservas técnicas.  Já na Estação das Artes, que contou com investimento de R$120 milhões, funcionará a Pinacoteca do Ceará, um Centro de Design, o Mercado de Gastronomia do Ceará e também o Museu Ferroviário.

O Cineteatro São Luiz é um dos impotantes equipamentos de cultura do Estado (Foto: Reprodução)

Além das obras, o Governo também irá fomentar as artes e a cultura por meio de editais, como o Edital Ceará de Cinema e Vídeo e o Edital Ceará de Incentivo às Artes, além de outros que serão parte dos instituções do Estado.

O incentivo por meio de leis também continuará fazendo parte do trabalho desenvolvido no Ceará. Para o primeiro trimestre de 2022, novos marcos legais serão enviados para a política cultural pelo governador.

Programa Circula Ceará é uma das ações implementadas pelo Governo Estadual (Foto: Reprodução)

“A agenda da institucionalização das políticas culturais tem sido uma marca do governador Camilo Santana. Ao longo de seu Governo já foram sancionadas leis importantes, tais como a Lei Nº 16.026/2016 que institui o Plano Estadual de Cultura, a lei Nº 16.214/2017 que institui o Programa Agentes de Leitura do Ceará, a lei Nº 16.322/2017 que institui o Plano de Cultura Infância do Ceará, a lei Nº 16.602/2018 que cria o Cultura Viva/Pontos de Cultura do Ceará, a lei Nº 17.606/2021 que institui a Chancela da Paisagem Cultural do Ceará e, mais recentemente, a Lei Nº17.857/2021 que institui o Programa Ceará Filmes.”

Fabiano Piúba, Secretário de Cultura do Ceará

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE