Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Governo do Ceará inclui artesãos e artesãs cearenses no Projeto São José IV

18 mar 2021 | Notícias

Por Redação

O Projeto São José IV, do Governo do Estado do Ceará, passa a ser destinado também para artesãos e artesãs cearenses, com aplicação de U$S 68,79 milhões em investimentos produtivos pelos próximos cinco anos. A informação foi divulgada  na última segunda-feira (15), durante evento virtual com a primeira-dama Onélia Santana, com o  secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e com os representantes dos municípios.

LEIA MAIS >>> Ceará emitiu mais de 4 mil identidades artesanais em 2020

Feira da Ceart reúne peças do artesanato cearense no Shopping Aldeota

A reunião virtual contou com evento virtual com a primeira-dama Onélia Santana, com o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e com os representantes dos municípios (Foto: Reprodução)

Os artesãos e artesãs devem se inscrever até o dia 29 deste mês na página da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. “São atividades agrícolas e não-agrícolas e que vocês podem participar e melhorar a economia de vocês. O intuito do nosso artesanato é fortalecer a nossa cultura, a nossa história viva”, ressaltou a primeira-dama Onélia Santana durante reunião virtual, que teve 93 participantes. Representantes dos municípios de Barbalha, Campos Sales, Crateús, Crato, Granjeiro, Icó, Itapajé, Milagres, Nova Russas, Quixelô e Tianguá também estiveram presentes.

“Somos reconhecidas como capital estadual do crochê e estamos muito satisfeitas em inserir os artesãos e artesãs neste projeto. Como todos sabemos, são as mulheres quem são mais atacadas e que mais sofrem neste momento em que atravessamos esta pandemia”, ressaltou Selena Silva, presidente da Associação das Crocheteiras Novarussenses.

O  secretário De Assis Diniz pontua que, com os investimentos do PSJ IV, o Governo se mostra ainda mais solidário às artesãs no momento em que o Estado enfrenta a pandemia do coronavírus. “Não podemos ter outro comportamento, senão uma visão solidária para com todos que fortalecem esta cadeia produtiva que leva a cara do Ceará para todos os cantos do Brasil”, reforça. 

Projeto São José IV

O coordenador do Projeto São José IV, Lafaete Almeida, explica que durante a primeira fase, a de manifestação de interesse, não é necessário preparar um projeto para concorrer aos recursos previstos pelos editais No. 01 e 02/2021;  basta enviar os dados solicitados pelo site da Secretaria. “Todo o sistema de cadastro da manifestação de interesse é eletrônico e é muito importante que as associações insiram todos os itens contidos no Barema. Quando não é inserido um desses pontos, a associação comunitária acaba não pontuando e sendo prejudicada”, aponta.

As demais fases da seleção incluem visitas de campo da equipe da Unidade de Gerenciamento do Projeto São José IV, entre 30 de março e 14 de maio, e análise das manifestações de interesse pelo Comitê de Análise e Elegibilidade, de 17 maio a 14 de junho. “As organizações que se apresentem como proponentes das Manifestações de Interesse devem estar legalmente constituídas com mais de dois anos de funcionamento e disporem de pelo menos 20 membros”, detalha os critérios o técnico João Nogueira. A divulgação do resultado final está prevista para acontecer no próximo dia 15 de junho.

Além do Projeto São José IV, há outras iniciativas do Governo do Ceará em apoio ao artesanato cearense, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), como  isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a implantação da Casa do Artesão Cearense, do Selo Ceart (certificação da autenticidade), a emissão da identidade artesanal em papel moeda e a abertura de lojas em Fortaleza. Elas  são comandadas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE