Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Governo do Ceará inicia vacinação itinerante para população em situação de rua

31 maio 2021 | Notícias

Por Redação

Nos dias seguintes, a ação itinerante percorrerá o Poço da Draga, Beira-Mar, Serrinha, Lagamar, Jacarecanga, Papicu e Parangaba (Foto: Unsplash)

Nesta segunda-feira (31), a campanha pela vacinação contra a Covid-19, em Fortaleza, ganha reforço. O Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza acaba de iniciar a imunização da população em situação de rua, de forma itinerante. A ação utiliza o Caminhão do Cidadão como mais um recurso para atender o grupo que está incluso na quarta fase da campanha e começou na Praça do Ferreira, localizada no Centro.

LEIA MAIS >> Como comprovar sua comorbidade para vacinação em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza disponibiliza novo vacinômetro

A iniciativa acontece por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação é executada pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas.

O Caminhão do Cidadão, unidade móvel da SPS, oferta serviços gratuitos no interior e na Capital do Estado (Foto: Divulgação)

A partir dessa semana, técnicos da Secretaria, que já atuam com a população em situação de rua, em ações pelo uso e abuso de álcool e outras drogas, farão uma busca ativa da população, conduzindo para a vacinação no Caminhão. Além do imunizante, o público terá atendimento para a emissão da documentação básica. A unidade vai atender das 9h às 16h. Nos dias seguintes, a unidade percorrer Poço da Draga, Beira-Mar, Serrinha, Lagamar, Jacarecanga, Papicu e Parangaba.

Mobilização

Rachel Marques, secretária-executiva de Políticas sobre Drogas da SPS, destaca que todo o trabalho de mobilização e sensibilização será feito pela equipe da Unidade Móvel de Políticas sobre Drogas, que já tem uma ação continuada em diversos espaços da cidade. “Nossa equipe de multiprofissionais conhece a grande maioria dos moradores do Centro e vai fazer esse trabalho de sensibilização sobre a importância da vacina para salvar vidas. Vamos fazer essa busca ativa na Praça do Ferreira, na Praça da Polícia Civil, Parque das Crianças, Oitão Preto, dentre outros”, destaca a secretária.

“A população em situação de rua vive em extrema vulnerabilidade e poder auxiliar diretamente no processo de vacinação é muito gratificante para nós que já atuamos com política de atenção a este segmento”, ressalta a titular da SPS, Socorro França.

Para o coordenador do Comitê Estadual para População de Rua, Frei Nailson Neo, estas articulações são essenciais para garantir que a população em situação de rua seja vacinada e acesse a cidadania. Esta ação da vacinação itinerante é resultado da parceria entre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Ministério Público, Defensoria, SPS e Sesa, que uniram forças para mapear os territórios e avançar na vacinação desta população”, frisa.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE