Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Médico Sulivan Mota é agraciado pelo Sereia de Ouro por seu destaque na medicina pediátrica

27 set 2019 | Notícias

Por Lucas Magno

Nascido em Uruburetama, o médico Sulivan Mota é um verdadeiro apaixonado pelo o que faz. Aos 69 anos, o profissional tem um extenso currículo e importantes ações que orgulham o Estado por tê-lo como filho da terra. Atualmente na presidência do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sulivan é referência nacional na medicina pediátrica.

Nesta sexta-feira (27) ele será um dos homenageados do 49º Troféu Sereia de Ouro, promovido pelo Sistema Verde Mares, integrante do Grupo Edson Queiroz. Em entrevista ao Diário do Nordeste, Sulivan recordou que desde os dez anos de idade já sabia que iria trilhar o caminho da saúde. Filho do Juiz de Direito Valdetário Pinheiro Mota e de Laura Bastos Mota, sempre teve muita liberdade em fazer suas escolhas profissionais. Hoje, eu tenho um agradecimento intenso a Deus de ter me dado essa oportunidade de ver o ser bem no início da formação do capital humano, dos vínculos, ou seja, na formação de uma outra sociedade. Eu digo sempre: quem trabalha com criança, vive a esperança. Eu vivo numa esperança imensa”, disse.

Desde 2006 no Ipred, Sulivan mudou a forma como a instituição era vista no mundo

Ele iniciou a carreira na área de doenças infecciosas, mas se encontrou na medicina pediátrica quando descobriu sua predestinação por cuidar de crianças, o médico não perde a oportunidade de sempre falar de seus pacientes, sempre com um olhar muito diferenciado. “A criança era simplesmente alguém que ainda ia crescer, se desenvolver e se tornar uma pessoa de valor por ser adulto. Hoje, nós percebemos que todo capital humano está na criança. Ela é a porta do futuro e, embora ela seja chamada de hoje, é o amanhã. O investimento nela é agora para se fazer futuro”, defende.

No comando do Iprede, o profissional conseguiu transformar as ações e implementar novas medidas. Inicialmente criada apenas recuperar o peso das crianças desnutridas, passou a ser visto como o maior Programa de Extensão da UFC, fazendo com que o Iprede adquirisse o status internacional. “É muito difícil eu ser pessimista. Mesmo quando eu tenho alguma intenção e as coisas acontecem contrárias, eu refaço meu pensamento, invisto toda a esperança naquela situação nova. Acho que isso tem contribuído para o sucesso daquilo que eu tenho feito”, avalia. O médico também foi responsável pela fundação do primeiro Banco de Leite Humano do Norte e Nordeste.

Além do médico Sulivan Mota, serão agraciados com o Troféu Sereia de Ouro o cientista Fernando de Mendonça, a desembargadora Iracema do Vale e o artista Espedito Seleiro.

LEIA TAMBÉM: Iracema do Vale: conheça trajetória de magistrada que receberá Troféu Sereia de Ouro
Carreira científica de Fernando de Mendonça é celebrada pelo Troféu Sereia de Ouro

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE