Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Mostra Design por Mulheres ganha segunda edição em março

1 mar 2020 | Notícias

Por Redação

Com curadoria de Luciana Eloy e coordenação de Tânia Vasconcelos, a exposição Design por Mulheres 2020 chega à segunda edição em março. A mostra resulta do projeto de extensão universitário do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado por alunas do curso de Design e do curso de Arquitetura e Urbanismo. “O maior objetivo do projeto é dar visibilidade às narrativas das mulheres no design. Ele parte de uma pesquisa por conta da ausência de registro, documentação e biografias sobre o papel feminino na área”, explica Luciana.

LEIA MAIS >> Lide Ceará reúne associados em preview da exposição ‘Leonilson por Antonio Dias’

Padre Cícero ganhará exposição no Museu do Louvre, em Paris

Assim como na primeira edição da mostra, realizada em 2018, nove mulheres serão homenageadas com a exposição, que estará aberta ao público de 6 de março a 8 de maio, no Museu de Arte da UFC: Andrea Kulpas, Clementina Duarte, Cristina Pagnoncelli, Elaine Ramos, Janete Costa, Marianne Peretti, Mirthes Bernardes, Renata Rubim e Zuzu Angel.

Luciana Eloy assina a curadoria da mostra e a professora Tânia Vasconcelos, a coordenação. (Fotos: Arquivo pessoal)

“Temos designers que atuam no campo de design de interiores, como Janete Costa, a precursora da área no Brasil. Quem lança o design de superfície no País, que é norte-americano, é a Renata Rubim. Ela não só lança no campo da prática, como implementa academicamente o curso”, detalha Luciana.

Já Zuzu Angel, que a curadora define como “fantástica”, se destacou por produzir moda com raízes brasileiras nas décadas de 1960 e 1970. “Zuzu fez o primeiro desfile internacional na Bergdorf Goodman, que implementou uma linha comercial dela. Clementina Duarte, por sua vez, foi a grande designer da joia moderna brasileira. Nós também teremos grandes designers contemporâneas”, adianta Luciana.

Primeira edição

A primeira edição da mostra “Design por Mulheres” aconteceu entre maio e agosto 2018 e exibiu designers pioneiras e contemporâneas. Foram expostos os trabalhos de Bea Feitler, Emilie Chamie, Lina Bo Barbdi, Lygia Pape, Bebel Abreu, Cyla Costa, Fátima Finizola, Joana Lira e Paula Dib.

A exposição foi iniciada a partir da pesquisa da estudante Catarina Alencar e construída em 10 meses. Luciana Eloy e Cláudia Marinho assinaram a curadoria da primeira edição.

SERVIÇO
Design por Mulheres 2020
Abertura: 5 de março às 19h
Visitação: 6 de março a 8 de maio de 2020
Horário: Segunda a sexta, das 8 às 12h, e das 13h às 17h
Local: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2854 – Benfica)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE