Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Publieditorial

Mostra Sesc de Culturas promove visitas virtuais aos Museus Orgânicos em 360º

4 nov 2020 | Notícias

Por Redação

O distanciamento social em razão da pandemia do novo coronavírus não será impedimento para que os amantes da cultura e tradição possam conferir de pertinho o que o Ceará tem de melhor. Prova disso é que a Mostra Sesc de Culturas, que acontecerá 100% digital em 2020, promoverá uma visita virtual em 360º aos Museus Orgânicos, iniciativa do Sesc com a Fundação Casa Grande, que tem como principal premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres da cultura e onde inicia e reside a tradição: suas moradas.

A partir dessa premissa, as próprias casas se transformam em lugares de memória e de afeto, permeados de fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo aquilo que marca o cotidiano dos mestres. Para além dos objetos pessoais, os Museus Orgânicos, projeto que ficou em segundo lugar no 11º Prêmio Ibermuseus de Educação, mostram aos visitantes o bem mais precioso, embora intangível, que é o saber. 

LEIA MAIS >> Mostra Sesc de Culturas realiza edição digital em novembro; confira atrações

Bienal Internacional de Teatro do Ceará apresenta espetáculos online em novembro

Durante a Mostra, o público poderá conferir cada detalhe, além de boas histórias, do Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino e Museu Casa dos Pássaros do Sertão.

A mediação ficará por conta das pequenas Letícia Diniz, Lara Diniz e Ana Luiza de Freitas, que também são monitoras da Fundação Casa Grande e prometem mostrar, com carisma e desenvoltura, detalhes e curiosidades sobre as tradições que tanto orgulham o Ceará. 

Os vídeos são em 360º, ou seja, o espectador pode mover a visualização para assistir o vídeo de vários ângulos. As visitas guiadas estão sendo transmitidas, diariamente, no Youtube do Sesc Ceará. Já estão disponíveis no canal os vídeos do Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, idealizador e brincante do Reisado de Máscaras e do Museu Oficina do Mestre Françuili, que, de tanto observar os pássaros voando quando criança, começou a criar aviões, foguetes, helicópteros e até disco voador. 

Para quem gosta de natureza, história e memória, a dica é conferir a visita guiada Museu Casa dos Pássaros do Sertão, que acontecerá na terça-feira (3).  Localizada no meio da caatinga, em Potengi, na Fazenda Belo Horizonte, mais conhecida como Sítio Pau Preto, “A Casinha” se transformou em espaço de observação e de fotografia de aves de Jefferson Bob. Uma herança que passa por gerações e que, atualmente, é referência como área exclusiva de para a observação de aves, pioneiro no Nordeste.

Nesta quarta-feira (4), o público conhece melhor o Museu Casa Oficina Mestra Dinha, localizado no bairro Vila Alta, em Nova Olinda. Suas redes ganharam fama ao apresentarem maior resistência e por trazerem os pequenos e sábios gestos. Situado no bairro Seminário, o Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, que nos deixou em outubro deste ano, homenageia a trajetória da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto na cultura popular, com a proposta de manter viva a dança do povo Kariri, através da tradição herdada da música. E um pouquinho dessa história poderá ser vista no quinta-feira (5), às 16h.

Na sexta-feira (6), às 16h, o público terá a chance de conhecer o Museu Casa da Mestre Zulene Galdino. Com alma brincante, é figura conhecida e respeitada na região, seja por participar ativamente de grupos de tradições ou simplesmente por ensinar a magia das danças populares para a nova geração. Entre quadrilhas, maneiro pau, lapinhas e cintura fina, ela é uma guardiã da tradição e não se vê fazendo outra coisa na vida. 

Primeiro Museu Orgânico a ser inaugurado em Juazeiro do Norte, no bairro João Cabral, a Casa Museu do Mestre Nena é um ponto de escuta por recontar a história da cultura popular regional. Na última visita guiada, que acontecerá no sábado (7), às 16h, os espectadores entenderão, por exemplo, como armas do cangaço se fizeram arte e levam ao mundo a cultura da paz.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE