Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

‘Não cancelem os eventos, adiem’, orienta secretário municipal do Turismo

18 mar 2020 | Notícias

Por Redação

O surto do novo coronavírus no Brasil provoca impactos econômicos negativos em diversos setores. Em março, a contração das hospedagens foi de 20% no estado do Ceará, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O secretário municipal do Turismo, Alexandre Pereira, explica que a situação afeta significativamente a economia local e solicita aos organizadores que “não cancelem os eventos, adiem”.

LEIA MAIS >> Como lidar com o adiamento ou cancelamento de eventos durante a pandemia

Previna-se do coronavírus sem entrar em pânico

Conforme o titular da pasta, a iniciativa é do Ministério do Turismo, que adotou medidas preventivas mais restritivas para evitar o contato social, com o objetivo de diminuir o avanço do novo coronavírus. Embora não tenha o quantitativo oficial que exponha o impacto negativo sofrido pela economia local, o secretário afirma que essa já é uma realidade, destacando a preocupação com os meses seguintes. “Se não puder viajar agora, prorrogue para o próximo semestre”.

Contração nas hospedagens

Segundo a vice-presidente da ABIH no estado do Ceará, Ivana Bezerra, a previsão para a ocupação hoteleira em março deste ano era de 70%. Entretanto, o número de cancelamentos aumentou vertiginosamente, fazendo com que a maioria dos empreendimentos fechasse 40% ou 50%. Há hotéis, explica a representante da instituição, onde foi observada uma queda maior. Estes, conta, estão com 20% ou 30% no volume de reservas.

“Pedimos anistia de impostos ao Governo e à Prefeitura, como IPTU e ICMS, já que muito provavelmente teremos que parar. Enviaremos o ofício nesta semana. Sabemos que nessa hora todos têm que perder um pouco, mas acreditamos que tem que ser de forma amena“, avalia

Na última terça-feira (17), afirma Ivana Bezerra, entidades como ABIH, Visite Ceará, Associação Brasileira de Empresários de Eventos (ABEOC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) se reuniram para falar sobre o cenário atual e traçar metas. “Estamos ‘matando um leão por dia’, e cada um tem a sua estrategia”, diz.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE