Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Primeiro centro estadual de referência para a população LGBT+ é inaugurado em Fortaleza

13 dez 2021 | Notícias

Por Redação

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) inaugurou, nesta segunda-feira (13), o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues

Inauguração do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues (Foto: Eri Nunes)

A população LGBT+ do Ceará conquista mais um espaço de cidadania, acolhimento qualificado e orientação sobre serviços das redes municipais e estaduais de assistência social, psicológica, saúde e jurídica. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) inaugurou, nesta segunda-feira (13), o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues.

LEIA MAIS >> O significado da sigla LGBTQIA+ e a importância do orgulhar-se

Artista cearense Nyna Nóbrega fala sobre vivências como lésbica, aceitação e amor próprio

A inauguração contou com as participações da titular da SPS, Socorro França, da secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes, da coordenadora do Centro, Silvinha Cavalleire, e dos líderes de movimentos sociais da cidade.

Inauguração do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues (Foto: Eri Nunes)

“O nosso objetivo é ter um espaço para receber as denúncias de violações, mas também de dar orientações, discutir, acolher demandas”, observa a titular da SPS, Socorro França.

Socorro França e Zelma Madeira (Foto: Eri Nunes)

Os atendimentos são agendados e podem ser de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou por meio eletrônico. A população pode acessar o e-mail [email protected], para obter informações sobre direitos no Ceará ou receber orientações sobre como denunciar casos de LGBTfobia, de violências doméstica, familiar e institucional; discriminação em ambientes públicos ou privados, negação de atendimentos, entre outras violações de direitos.

Socorro França e Lia Gomes (Foto: Eri Nunes)

Silvinha Cavalleire destaca o significado do equipamento à comunidade LGBT+ e para o Ceará. “O Centro é uma reivindicação histórica da população LGBT+ cearense. Somos o único centro estadual de referência no País, com serviços completos e com a estrutura adequada. Somos, de fato, referência para todo o Brasil”, orgulha-se.

Reconhecimento

A denominação do equipamento é uma homenagem à travesti e militante dos direitos humanos, Thina Rodrigues. Natural de Brejo Santo, Thina atuou na defesa de direitos das pessoas trans e travestis, em todo o País. Foi precursora do movimento transgênero no Estado, em parceria com Janaína Dutra, fundou e presidiu a Associação de Travestis do Ceará (Atrac).

Em sua última entrevista, antes do seu falecimento, em 29 de junho de 2020, Tina declarou como gostaria de ser lembrada: “Apenas como uma pessoa simples, lutadora, ativista e militante, que vai ficar muito feliz quando as travestis e trans forem aceitas de forma plena”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE