Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Relembre os locais que Rainha Elizabeth II visitou no Nordeste brasileiro

10 fev 2022 | Notícias

Por Redação

Apesar das inúmeras viagens durante sete décadas de reinado, Elizabeth visitou o Brasil apenas uma vez, incluindo dois estados do Nordeste brasileiro: Pernambuco e Bahia

Rainha Elizabeth II passeia de carro em Salvador, em 1968 (Foto: Arquivo/ O Globo)

No último domingo (6), a Rainha Elizabeth II celebrou 70 anos de reinado. Primeira líder britânica a comemorar um jubileu de platina, ela é a monarca viva com mais tempo de reinado no mundo e a segunda mais longeva da história. Apesar das inúmeras viagens durante sete décadas, Elizabeth visitou o Brasil apenas uma vez, incluindo dois estados do Nordeste brasileiro: Pernambuco e Bahia. Relembre como foi o itinerário da monarca:

LEIA MAIS >> Kate Middleton assume posto de príncipe Harry; entenda

Lady Kitty Spencer, sobrinha da princesa Diana, se casa com milionário na Itália

Pernambuco

Em 1º de novembro de 1968, Rainha Elizabeth II chegava a Recife, para dar início à primeira visita de um monarca britânico ao Brasil e à América do Sul. A bordo de uma aeronave da Força Aérea Real, Elizabeth chegou ao aeroporto de Guararapes, na capital pernambucana, às 16h15. O Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, aterrissara 15 minutos antes: estava no México, onde acompanhara os Jogos Olímpicos.

 Página do Diário de Pernambuco do dia 2 de novembro de 1968 (Foto: Reprodução/BNDigital)

O casal dirigiu-se, em cortejo, pelas ruas da capital pernambucana, ao Palácio do Campo das Princesas, para recepção oferecida pelo governador Nilo Coelho. Entre as personalidades presentes, contavam-se Gilberto Freyre, um dos grandes estudiosos da sociedade brasileira e autor do célebre “Casa Grande e Senzala”; Dom Hélder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife e destacado defensor das liberdades; e Marco Maciel, político que viria a tornar-se Vice-Presidente da República (1995-2002). Às 18h30, a Rainha e o Duque de Edimburgo embarcaram no iate real Britannia, rumo a Salvador.

Bahia

Às 7h do dia 2 de novembro, o iate real — que está aposentado desde 1997 — atracou no litoral de Salvador, onde o casal saiu em comitiva pela cidade. Na ocasião, a Rainha e o Duque subiram as escadas do Palácio da Aclamação para uma recepção do governador Luís Viana Filho. No evento também participaram Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura brasileira no século XX, e Carybé, renomado artista plástico argentino-brasileiro. Após a visita ao Palácio, o casal real conheceu a histórica Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra e o Mercado Modelo, local onde a monarca assistiu ao cantor Ápio Patrocínio da Conceição, o “Camafeu de Oxóssi”, puxar um samba de roda em homenagem à visita.

Recepção em homenagem à Rainha Elizabeth II no Palácio da Aclamação (Foto: Arquivo Público do Estado da Bahia)

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a viagem real representou um marco nas relações entre o Brasil e o Reino Unido, em que, além do Nordeste, a Rainha passou por Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Entre visitas a pontos turísticos, almoços e jantares com figuras influentes e homenagens, a viagem durou 11 dias.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE