Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Sebrae e CSP firmam parceria para estimular criação de negócios locais; investimento supera R$ 1 milhão

19 ago 2020 | Notícias

Por Redação

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) assinaram convênio para a realização do 3º Ciclo do programa Território Empreendedor, criado pela siderúrgica. Para este ciclo, o valor a ser investido será de cerca de R$ 1,1 milhão, divididos igualmente entre CSP e Sebrae/CE. Desde 2014, já foram investidos, nos dois ciclos iniciais, cerca de R$ 2,8 milhões, impactando positivamente milhares de empreendedores, com atendimentos especializados, formalizações, cooperações e capacitações.

A renovação da parceria firmada entre as instituições foi formalizada em solenidade online, na última terça-feira (18), com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Ricardo Cavalcante; presidente da CSP, Cláudio Bastos; do diretor superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo; do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho; e do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, entre outros gestores.

LEIA MAIS >> Empresário associado à Fiec assume cargo no Ministério da Agricultura

Campanha ‘Compre do Ceará’ lança site com histórias de empresas locais

Para o presidente da Fiec e do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Ricardo Cavalcante, a parceria tem como objetivo alavancar o desenvolvimento do estado. O industrial destaca a iniciativa da CSP em assumir esse protagonismo de desenvolvimento da região próxima ao empreendimento.

O programa Território Empreendedor, que vai contribuir no combate à crise financeira provocada pela pandemia de Covid-19, objetiva criar novos negócios locais, fortalecer os pequenos negócios existentes, estruturar a cadeia de fornecedores para a CSP e seus terceiros, além de promover o desenvolvimento sustentável em São Gonçalo do Amarante, Caucaia e municípios vizinhos. São públicos-alvo os estudantes, os empreendedores formais e informais e os produtores rurais. Os participantes recebem capacitações, consultorias e certificações.

“Só iremos concretizar a nossa visão de sermos referência mundial em segurança, qualidade, custos e desenvolvimento tecnológico e sustentável na produção de aço, se as comunidades das quais estamos próximos também fizerem parte desse desenvolvimento. Dessa forma, o Território Empreendedor tem função primordial na nossa contribuição do crescimento e desenvolvimento dos negócios nas comunidades”, destacou Cláudio Bastos.

A renovação da parceria firmada pelas instituições foi formaliza em solenidade online, na última terça-feira (18). (Foto: Divulgação/Fiec)

Eixos estratégicos

Dentre as potencialidades trabalhadas estão o empreendedorismo feminino, produção rural, artesanato e gastronomia. Os eixos estratégicos são a educação empreendedora, para desenvolver competências e habilidades; o desenvolvimento de fornecedores e do encadeamento produtivo, estimulando avanços nos indicadores de desempenho; a consolidação de uma Rede de Cooperação, com mentoria e suporte nas ações de mercado; e o fomento a uma cultura empreendedora e de inovação.

Compras de fornecedores locais

A CSP tem como diretriz garantir o papel social da empresa na comunidade, atuando como um dos agentes catalisadores do desenvolvimento regional. Entre os objetivos da CSP com o Território Empreendedor, estão aumentar a geração de emprego e renda local, desenvolver novos fornecedores para região e aumentar a participação de fornecedores locais nas compras de equipamentos, materiais e serviços da CSP.

Somente neste primeiro semestre de 2020, a CSP já comprou R$ 400 milhões em produtos e serviços de 231 fornecedores cearenses. O valor representa 40% de todas as compras realizadas no período pela usina, contemplando empresas locais que atuam em 33 segmentos, como informática, limpeza, locação de equipamentos, materiais administrativos, obra civil, tintas, transporte, logística e outros.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE