logo

Semana do Meio Ambiente 2020 debate ações realizadas pelo poder público em Fortaleza

Por Redação
Semana do Meio Ambiente 2020 debate ações realizadas pelo poder público em Fortaleza
Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realiza, de forma online, encontros para discutir o que tem sido feito na cidade nos últimos anos. (Foto: iStock)

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), realiza, de 5 a 12 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2020, com uma série atividades virtuais para discutir o cenário ambiental na cidade e as ações realizadas pelo poder público nos últimos anos. No primeiro dia de evento, teve início a votação da Árvore Símbolo de Fortaleza, que acontece até 25 de junho. Entre as espécies nativas concorrentes, escolhidas por instituições da sociedade civil e universidades, estão o Ipê, Pau-branco e Pajeú.

A partir desta terça-feira (9), será realizada uma série de encontros virtuais, iniciando sempre às 14 horas. O primeiro terá como tema “Educação Ambiental e os resultados da Política Municipal do Meio Ambiente” e contará com a participação da coordenadora de Política Ambiental da Seuma, Edilene Oliveira, da coordenadora social da Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis, Geni Sobreira, e a representante da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Grasiely Saraiva.

LEIA MAIS >> Hora do Planeta traz o desafio de pensar no meio ambiente pós-pandemia, diz Artur Bruno

Fortaleza tem nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente; veja detalhes

Já na quarta-feira (10), o encontro será sobre os avanços da Política Municipal do Meio Ambiente e a relação com o Plano de Ação Climática, com a presença da consultora técnica e da assessora do Clima do Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei), Ana Wernke e Flavia Bellaguarda, respectivamente, além de demais técnicos da Seuma.

Para discutir sobre a relação entre saneamento, saúde pública, meio ambiente e o plano de investimento para universalização do saneamento em Fortaleza, na quinta-feira (11), o encontro virtual acontece às 9 horas, com a participação do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Suetônio Mota, e da superintendente de Planejamento de Empreendimentos da Cagece, Abigail Lino.

Isolamento social

Para finalizar os encontros virtuais, na sexta-feira (12), às 9 horas, acontece a videoconferência sobre “A influência do Isolamento Social na Qualidade do Ar e no Tráfego Veicular da Cidade de Fortaleza”, com a presença dos professores da UFC, Rivelino Cavalcante e Bruno Bertoncini, e do representante da empresa JCTM, Eduardo Figueiredo.

No dia 26 de junho, encerrando a Semana do Meio Ambiente, será realizado o Fórum da Cidade, que ocorre mensalmente para debater questões urbanas e ambientais com a sociedade. Nesta edição, o Fórum terá como tema “O Legado da Política Municipal do Meio Ambiente” e apresentará os resultados dos últimos anos das ações e projetos realizados pela Prefeitura de Fortaleza de cuidado e preservação do meio ambiente na capital.

Os encontros virtuais poderão ser acompanhados pelo link: https://forms.gle/duWTezrJuDm6s292A

Confira a programação Semana do Meio Ambiente 2020:

Votação Árvore Símbolo de Fortaleza
Data: 5 a 25 de junho de 2020
Para votar, clique aqui

Série de webinários

Tema: Educação Ambiental e os resultados da Política Municipal do Meio Ambiente
Dia: 9 de junho (terça-feira)
Horário: 14h

Tema: Os avanços da Política Municipal do Meio Ambiente e a relação com o Plano de Ação Climática
Dia: 10 de junho (quarta-feira)
Horário: 14h

Tema: A relação entre o saneamento, saúde pública e meio ambiente e o plano de investimento para universalização do saneamento em Fortaleza
Dia: 11 de junho (quinta-feira)
Horário: 9h

Tema: A influência do isolamento social na qualidade do ar e no tráfego veicular da cidade de Fortaleza
Dia: 12 de junho (sexta-feira)
Horário: 9h

Fórum da Cidade – O Legado da Política Municipal do Meio Ambiente
Dia: 26 de junho (sexta-feira)
Horário: 9h

Veja também