Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Serena Williams inicia despedida do tênis; relembre a trajetória da campeã

2 set 2022 | Notícias

Por Redação

Na noite desta sexta-feira (2), a americana de 40 anos disputa a terceira rodada do simples feminino do US Open. Esta pode ser a última vez da atleta em quadra

 Serena Jameka Williams é uma das maiores tenistas da história (Foto: Reprodução/Instagram)

Começaram as despedidas de Serena Williams do universo esportivo. Em agosto, a famosa tenista revelou que vai se aposentar após o torneio US Open 2022 – que acontece de 29 de agosto e 11 de setembro – para se concentrar em outros projetos. Com o start do último campeonato da queridinha dos EUA, uma multidão de espectadores e celebridades começaram a prestar homenagens, seja acompanhando as partidas presencialmente ou compartilhando mensagens nas redes sociais. Mas por qual motivo o anúncio da aposentadoria de Serena Williams gera tanta comoção?

LEIA MAIS >> Zendaya completa 26 anos: confira as produções audiovisuais mais famosas da artista

Festival de Veneza 2022: confira os melhores looks do red carpet

Na noite desta sexta-feira (2), a americana de 40 anos disputa a terceira rodada do simples feminino do US Open. A adversária de Serena será a australiana Ajla Tomljanovic e a partida está marcada para às 20h (horário de Brasília). Esta pode ser a última vez da atleta em quadra. Relembre a trajetória da atleta.

Talento na infância

Nascida no dia 26 de setembro de 1981, Serena Jameka Williams, é uma das maiores tenistas da história pelas conquistas e relevância dentro do esporte. Durante a carreira, venceu 23 torneios de Grand Slam e se tornou a maior vencedora dos principais campeonatos na era aberta do tênis.

Natural de Michigan, nos Estados Unidos, Serena teve grande desempenho tanto nas duplas quanto na simples. Ao lado da irmã, Venus Williams, a tenista venceu 14 títulos durante a trajetória nas duplas e o amor pelo esporte teve início ainda na infância.

Aos 3 anos, ela e Venus começaram a ser treinadas pelo pai, Richard Williams, que contava com o que aprendia em vídeos e livros para dar toda instrução às filhas. Estudando a prática de tênis a fundo, ele escreveu um plano e começou a dar aulas para as filhas, levando-as para praticar em quadras públicas. Com o tempo, as pequenas esportistas entraram para uma academia de tênis, mas Williams decidiu que o treino familiar impactava mais no potencial. Em poucos anos, a intuição se mostrou certeira.

Richard e Serena Williams (Foto: Reprodução/Twitter)

A estreia profissional da tenista aconteceu em 1995. Nos três primeiros anos de carreira, Serena não conquistou nenhum título, mas derrotou duas atletas do Top-10 e, tal feito, chamou atenção dos analistas do esporte. No ano de 1999, Serena conquistou o primeiro troféu em torneio realizado na França. No mesmo ano, ganhou o US Open, maior torneio do tênis mundial.

Depois da primeira conquista, ela deslanchou na carreira e atingiu recordes impressionantes. A americana passou muito tempo no posto de número 1 do ranking da ATP, mas teve de dar uma pausa na carreira por conta do nascimento da primeira filha.

Ao todo, Serena conquistou o US Open em seis oportunidades. O Australian Open foi vencido pela americana por sete vezes. A tenista também é heptacampeã em Wimbledon e tricampeã em Roland Garros. Ela também conquistou quatro ouros olímpicos, sendo um em simples (Londres-2012) e três em duplas (Sydney-2000, Pequim-2008 e Londres-2012).  

Impacto na moda

Serena Williams também ganhou destaque ao ser referência quando o assunto é roupa esportiva. A tenista estudou moda por dois anos no Instituto de Arte de Fort Lauderdale e, em 2018, lançou sua marca de roupas – batizada de Serena – com o objetivo de estimular a autoconfiança das mulheres. Também já assinou coleções de roupas com grandes marcas como a Nike, sua patrocinadora oficial.  

Foi com a Nike, inclusive, que ela protestou contra as rigorosas regras de dress code para mulheres nos torneios de tênis. Em 2018, durante o Roland Garros, ela foi acusada de ferir o código de vestimenta do torneio ao usar um macacão justo demais. O traje, no entanto, havia sido desenvolvido pela Nike especialmente para a esportista para ajudar na circulação e evitar a formação de coágulos durante o pós-parto que ela estava enfrentando. A roupa ganhou o apelido de Wakanda, em referência ao filme “Pantera Negra”. Para ela, o macacão representava todas as mães que voltam do parto e tentam “continuar ferozes”. 

Traje “Wakanda” (Foto: Reprodução/Instagram)

O uso da roupa, que deixava em evidência as curvas de seu corpo, foi vetado pelo presidente da Federação de Tênis da França, Bernard Giudicelli. Após a decisão, Serena apareceu no torneio US Open usando um tutu com meias de renda e unhas longas – um uniforme criado pelo estilista Virgil Abloh como forma de protesto. Na ocasião, a Nike declarou: “Você pode tirar uma super-heroína de sua fantasia, mas nunca levar dela seus poderes”. Mostrando que suas roupas não definiam seu talento, Serena ganhou o jogo contra a polonesa Magda Linette Garros com o traje de protesto.  

Filme sobre a trajetória

Por entregar uma história diferente, emocionante e de superação, a família Williams já foi foco de produções audiovisuais. Em 2005, foi criado um reality sobre a vida de Serena e Venus Williams, intitulado “Venus and Serena: For Real“. Já em 2021, foi lançado o drama “King Richard: Criando Campeãs“, que retrata a jornada das irmãs esportistas e do pai até o pódio das grandes premiações mundiais de tênis. O longa rendeu um Oscar a Will Smith, que interpreta Richard Williams.  

“King Richard: Criando Campeãs” (Foto: Divulgação)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE