Unifor realizará teste de novo coronavírus com resultados em até 48h

Por Redação
Unifor realizará teste de novo coronavírus com resultados em até 48h

A Universidade de Fortaleza (Unifor) anunciou nesta quarta-feira (8) que vai realizar o diagnóstico da Covid-19 a partir da segunda quinzena de abril. As análises serão feitas no Laboratório de Bioagentes Patogênicos do Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX).

O espaço funcionará 24 horas por dia e 7 dias por semana. A previsão é que serão realizados 3 mil testes por mês, com a perspectiva de ampliação para 6 mil testes por mês. O resultado será emitido em até 48 horas.

LEIA MAIS >> Fundação Edson Queiroz disponibilizará respiradores artificiais para hospitais públicos

Estado distribuirá 200 mil botijões de gás para famílias em situação de vulnerabilidade

A equipe executora da iniciativa é composta pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) Adriana Rolim, Cristina Moreira, Danielle Malta e Kaio Tavares, e do professor Ângelo Roncalli do curso de Farmácia, sob a coordenação do professor Vasco Furtado, diretor da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI).

“O diagnóstico precoce da Covid-19 é um dos objetivos estratégicos do Sistema Único de Saúde na resposta à pandemia. Ele permite o isolamento de casos. A quarentena, associada às medidas de distanciamento social da população, evita a saturação do sistema de saúde e reduz os índices de mortalidade. Isso porque existe uma preocupação com o número de unidades de terapia intensiva e leitos nos hospitais do Ceará”, pontua a professora Cristina Moreira.

Emergência de saúde

Para ajudar no tratamento do novo coronavírus, a Fundação Edson Queiroz já tinha anunciando que disponibilizaria respiradores artificiais para serem utilizados no tratamento de pacientes graves.

A fundação também doou cestas básicas aos 530 alunos da Escolinha Yolanda Queiroz, afetados pelo isolamento social que tem impedido os pais de trabalhar.

Veja também