logo

Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2020

Por Redação
Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2020
A escola de samba levou para a Sapucaí a história das Ganhadeiras de Itapuã, que lavavam roupa em troca da alforria, na Bahia. (Fotos: Reprodução/ Instagram)

A escola de samba Unidos do Viradouro foi a campeã do Carnaval carioca em 2020. A agremiação conquistou o título 23 anos após ter vencido a disputa pela primeira vez, em 1997. O enredo da escola, intitulado “Viradouro de alma lavada”, era uma homenagem às Ganhadeiras de Itapuã, grupo com a quinta geração de mulheres que lavavam roupas e faziam outros serviços, em Salvador, para ganhar dinheiro e comprar a própria alforria.

O segundo lugar ficou com a Grande Rio – escola em que Mileide Mihaile desfilou como musa principal -, e o terceiro foi da Mocidade Independente de Padre Miguel.

LEIA MAIS >> Maquiador cearense narra experiência de desfilar em três escolas de samba do Rio

Tudo sobre o Carvalheira na Ladeira, um dos melhores eventos do Carnaval de Olinda

As mulheres negras evidenciadas no desfile foram colocadas, pela Viradouro, como as primeiras feministas do País, pela coragem em lutar pela própria liberdade frente à escravidão.

Na avenida, um dos destaques do desfile foi o carro alegórico com um tanque de 7 mil litros de água, representando a Lagoa do Abaeté, e que trazia a atleta da seleção brasileira de nado sincronizado, Anna Giulia, performando mergulhos.

Além disso, foram distribuídos doces para a plateia no momento em que passava a ala das baianas, cujas fantasias representavam as quituteiras.

O tanque em que a nadadora ficou tinha sete mil litros de água

De volta à Sapucaí

O desfile das campeãs do Carnaval carioca acontece no próximo sábado (29), às 21h30, e a ordem em que as agremiações entrarão na avenida será inversa ao resultado final da apuração. A primeira a desfilar será a Mangueira, enquanto a Viradouro encerrará a noite.

Veja também