17 set 2024 | Poder
Em evento realizado nesta terça-feira (17), na Casa da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) Ceará lançou o Troféu “Mulheres Empreendedoras Bárbara de Alencar“. O prêmio, uma iniciativa em parceria com a Associação Comercial do Ceará (ACC), a Academia Cearense de Cultura e o Sebrae/CE, tem como objetivo reconhecer e valorizar a atuação de mulheres líderes no desenvolvimento econômico e sustentável do estado.
LEIA MAIS >> Birman e Macron: CEO do AZZAS 2154 participa de encontro com o presidente da França
Terravista: conheça a produtora audiovisual referência no Nordeste
O evento contou com a presença de referências em diferentes setores, como Ana Luíza Costa Lima, vice-presidente da ACC e conselheira executiva do CMEC Ceará; a advogada e escritora Márcia Sucupira; Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais do Governo do Estado do Ceará, e a publisher da Plataforma MT, Márcia Travessoni. A empresária Luiziane Cavalcante e Eliane Brasil, Superintendente Estadual do BNB, também marcaram presença.
O lançamento também contou com um café regional com produtos de mulheres empreendedoras de diversas cidades do Ceará.
O troféu “Mulheres Empreendedoras” homenageia a pioneira Bárbara de Alencar, figura histórica conhecida por sua militância e atuação como empreendedora à frente dos negócios da família, algo inusitado para a época. Bárbara administrava o engenho de cachaça e rapadura da fazenda, além de lidar com a produção de arroz e cana e a criação de rebanhos.
Segundo Ana Luíza Costa Lima, “Bárbara de Alencar foi uma revolucionária à frente de seu tempo, que nos inspira até hoje”. A escolha de seu nome para o troféu é uma forma de resgatar e honrar seu legado.
Além do lançamento nesta terça-feira (17), a premiação contará com a entrega do troféu no município de Sobral, durante o evento “Mulheres em Movimento”, promovido pelo Sebrae/CE no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, no dia 19 de novembro. As homenageadas serão Enid Câmara e, em memória, Ignez Fiúza, reconhecidas por suas trajetórias inspiradoras.