6 mar 2024 | Poder
Companhia líder em massas e biscoitos incrementa volumes e market share e fecha o balanço de 2023 com lucro de R$ 889 milhões
Com 55 lançamentos de massas e biscoitos realizados ao longo de 2023, a M. Dias Branco fechou o ano de 2023 com lucro líquido anual de R$ 889 milhões, 84,5% acima do ano anterior. Somente no quarto trimestre, o lucro líquido alcançou R$ 342 milhões – 22 vezes acima do registrado no mesmo período em 2022.
LEIA MAIS >> M. Dias Branco conquista classificação máxima em ranking climático mundial
M. Dias Branco integra índice de sustentabilidade da bolsa de valores pelo quarto ano consecutivo
A receita líquida da companhia alcançou R$ 10,84 bilhões em 2023, também um recorde histórico. “É o resultado principalmente de expansão dos volumes vendidos (+4%) e do preço médio (+2,9%)”, explica Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco.
A companhia, presente no varejo de todo o país com biscoitos, massas, farinhas e margarinas, tem feito investimentos expressivos em marketing, seja para fortalecimento das principais marcas – Vitarella, Piraquê, Adria, Isabela, Fortaleza, Richester, Jasmine e Finna -, seja para renovação de portfólio e lançamento de produtos inovadores. Somente com os lançamentos dos últimos 24 meses, a M. Dias Branco conseguiu um incremento de receita de R$ 299,5 milhões ao longo de 2023.
Ao longo de 2023, um dos destaques foi a Piraquê, marca adquirida pela M. Dias Branco em 2018 e que tem apresentado crescimento acelerado em itens estratégicos, como cookies e wafers.
“Com o processo de nacionalização, a Piraquê é hoje a segunda maior marca da companhia, atrás apenas de Vitarella, com receita líquida que chegou a R$ 1,2 bilhão no ano passado”, destaca Fábio Cefaly, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da M. Dias Branco. Entre as várias ações realizadas no ano passado, a marca recebeu dois Leões de bronze em Cannes com a campanha “Aceitar Cookies de Verdade”, criada pela empresa Lew’Lara\TBWA.
Em massas, categoria em que a empresa também é líder nacional, houve crescimento principalmente nas subcategorias de massa comum e massa com ovos. O destaque é Adria, Top of Mind nacional pelo quarto ano (Datafolha).