26 dez 2024 | Poder
Aos 29 anos, o cearense Victor Hill, cofundador da Associação Cactus, celebra uma conquista que reflete seu compromisso com a educação e o impacto social: ele foi incluído na prestigiada lista Forbes Under 30 de 2024. O reconhecimento é um marco na trajetória de um jovem que encontrou na educação a chave para transformar a própria vida e a de milhares de jovens em situação de vulnerabilidade.
LEIA MAIS >> Arquiteto cearense Romário Rodrigues integra a lista Forbes Under 30 em 2024
A jornada de Victor começou ainda no ensino fundamental, quando se destacou em olimpíadas científicas de matemática, informática, astronomia e física. Essas conquistas lhe abriram portas, incluindo uma bolsa para cursar administração no Insper. Mais tarde, ele retornou a Capistrano, cidade de origem de sua família, com o sonho de incentivar estudantes da rede municipal a participarem de competições científicas.
Em 2014, ao lado de dois amigos, Victor fundou a Associação Cactus, uma organização focada em apoiar talentos de comunidades carentes. A Cactus atua oferecendo bolsas e preparação para olimpíadas científicas, além de contar com um modelo de financiamento diversificado, que inclui investimentos diretos, projetos incentivados e editais públicos e privados. Apenas em 2023, os projetos da instituição impactaram diretamente mais de 220 mil jovens.
Victor destaca o papel fundamental da tecnologia nos avanços da Cactus. “Com a colaboração de diversas empresas parceiras, conseguimos integrar plataformas digitais, inteligência de dados e conteúdos personalizados aos nossos programas. Isso tem permitido que mais estudantes de escolas públicas tenham acesso a ferramentas de ensino de qualidade e mentorias que antes eram inacessíveis”, explicou.
Ele também revela os planos futuros para a organização. “Nos próximos anos, planejamos expandir o uso de inteligência artificial para personalizar ainda mais o desenvolvimento dos jovens e criar uma comunidade mais robusta para conectá-los a oportunidades no Brasil e no exterior”, completou.
Para o cearense, a inclusão na lista da Forbes é uma oportunidade de inspirar e reafirmar seu compromisso com a educação. “Estar na lista Forbes Under 30 é, antes de tudo, um reconhecimento coletivo do impacto que a Associação Cactus tem gerado. Acredito que reconhecimentos assim mostram que jovens podem liderar mudanças significativas, seja no setor educacional ou em qualquer outra área. Espero que essa visibilidade inspire outros a sonhar e acreditar no movimento de uma juventude engajada, inovadora e comprometida com o Brasil”, declarou.
Victor Hill e a Associação Cactus também foram destaques da 14ª edição da Revista MT. Os leitores interessados podem conferir a matéria completa no site oficial da Plataforma MT.