Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

2024 é o novo 2014? ‘Estilo Tumblr’ viraliza entre it-girls

22 jan 2024 | Moda

Por Tainã Maciel

Veja evidências que nos levam a acreditar que 2024 tem tudo para trazer de volta as tendências de 2014

Em 2024, a influencer Addison Rae aposta no estilo Tumblr, de 2014.
Super estrela do TikTok, Addison Rae está apostando em fotos no estilo de 2014 (Foto: Reprodução/Instagram)

Com o Instagram já lançado no Brasil, em 2014, o comum era postar “o que dava na telha” – incluindo fotos com qualidade duvidosa –, outra rede social viral da época era o Tumblr. O estilo presente entre as fashionistas da plataforma ditavam moda e a maioria das garotas vestiam shorts com meias-calças enquanto usavam delineadores pretos. Há quem diga que as tendências estão voltando cada vez mais rápido e, dessa vez, não é diferente. Desde o começo de 2024, várias it-girls estão aderindo às trends de exatos dez anos atrás.

Prova disso, Kylie Jenner compartilhou imagens com o cabelo rosa pastel, em janeiro, revivendo o visual que usava na adolescência.

Veja mais indícios de que o estilo de 2014 está voltando com tudo em 2024:

LEIA MAIS >> Mermaidcore: o que é e como aderir à tendência que está bombando em 2024

Malu Borges estrela nova campanha da Schutz

Antítese da “clean girl”

O início da pandemia em 2020 assistiu à adoção em massa da cultura do bem-estar. A estética “clean girl” foi reproduzida constantemente durante quase dois anos – e os confinamentos tornaram evidente a distância entre os privilegiados e os menos favorecidos.

Com o passar do tempo, o mundo foi desfazendo a fachada dos ideais hiperprodutivos e os jovens online tornaram-se cada vez mais desiludidos com o conceito de viver uma vida perfeitamente organizada. Movimentos como “acting your wage” – que significa trabalhar o equivalente ao que ganha – e a febre das festas pós-pandemia foram os primeiros sinais de que uma discordância do ideal de perfeição estava a caminho. 

Desde então, a estética maximalista vai dando lugar para uma tendência que se aproxima de um minimalismo confuso e rebelde, impactando setores como a moda e a música com reflexo nas redes sociais.

Fotos espontâneas e com efeitos

Um indicador que aponta a volta do estilo de 2014 é o resgate das fotos com poses mais espontâneas e filtros que lembram a década passada. A influencer Addison Rae, que fez sucesso já na era TikTok, vem compartilhando muitos registros com uma edição bem característica da época.

Cantora, Olivia Rodrigo é outra it-girl que adotou o estilo de 2014 nas redes sociais – e fora delas. Dona de hits como “drivers license” e “Good 4 You”, a artista resgata o pop punk dos anos 2000 em suas músicas e aposta em looks inspirados em uma época mais rebelde das adolescentes.

Em 2024, a cantora Olivia Rodrigo aposta no estilo Tumblr, de 2014.
Olivia Rodrigo resgata o estilo da primeira década dos anos 2000 (Foto: Reprodução/Instagram)

Moda de 2014 em 2024

Revisitada em 2024, a moda de 10 anos atrás retorna com novos ares, mas ainda ancorada no soft-grunge. Com a ascensão do Tumblr, looks de inspiração gótica foram aceitos, em vez de serem vistos apenas como um estereótipo para os “excluídos” da sala de aula. O ideal de garota cool do Tumblr 2014 era um pouco solitária, usava roupas com cores escuras e amava música alternativa.

Agora, a ressurreição desse estilo vem acontecendo gradativamente e tem mudanças sutis desde suas origens. Peças-chave tornaram-se itens básicos do guarda-roupa da geração Y e da geração Z, como jaquetas jeans, meia-calça e camisas oversized.

Cena da série “Sex Education”, em 2022 (Foto: Divulgação/Netflix)

Famosas na era Tumblr, as bomber jackets também estão voltando com tudo em 2024 – mas os jeans skinny rasgados estão sendo substituídos por calças boyfriend. Vestidos justos, camisetas de bandas vintage e as botas Doc Marten estão na área novamente.

Além das roupas

Em 2014, além do estilo rebelde expressado no Tumblr, pequenas “obsessões” também afetavam quem estava na web – como os copos da Starbucks e os famosos mustaches – sim, o desenho de um bigode foi considerado símbolo fashion, caro leitor da geração Z. Em 2024, parece que os itens foram substituídos, respectivamente, por copos Stanley e laços em todos os lugares possíveis.

Vale lembrar que o estilo vintage das polaroids e das câmeras digitais da primeira década do milênio estão retornando agora com força total entre os adolescentes.

Então, pegue sua câmera Cybershot e sua meia-calça, porque 2024 está provando ser o novo 2014.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE