logo
PUBLIEDITORIAL

Cinco dicas para fazer a pele perfeita na maquiagem

Por Redação
Cinco dicas para fazer a pele perfeita na maquiagem
Acertar na preparação da pele é fundamental para uma maquiagem bonita e com boa durabilidade (Foto: Unsplash)

Para uma boa maquiagem, não bastam os melhores produtos. Saber a ordem e as técnicas corretas para aplicar os produtos faz toda a diferença no resultado. E, embora ninguém se torne profissional de uma hora para outra, algumas dicas já são capazes de melhorar muito até a make mais básica. Por isso, pegamos algumas dicas com a maquiadora e instrutora do Senac Ceará Aline Carvalho para uma parte crucial de qualquer maquiagem:  preparar a pele.

LEIA MAIS >> Como usar maquiagem sem inibir a eficácia da máscara de proteção facial; veja dicas de especialista

Makeup: Roberta Fernandes dá dicas de produtos em alta e que não podem faltar na sua nécessaire  

Desde como deve estar o rosto antes de começar a maquiagem até a aplicação da base, corretivo e pó, acertar na preparação da pele é fundamental para uma maquiagem bonita. As dicas a seguir foram dadas por Aline no workshop Automaquiagem: Dicas e Truques.

Prepare a pele

É muito importante sempre limpar, hidratar e tonificar a pele antes de maquiar. Isso vai fazer com que a make fique mais bonita e tenha mais durabilidade. Uma sugestão é usar água micelar seguida de tônico facial e hidratante à base de água.

Não esqueça a área dos olhos

Aline frisa que hidratar a área dos olhos é uma forma de diminuir o efeito craquelado que os produtos costumam ganhar nessa região, principalmente para quem tem marcas como linhas de expressão e pequenas rugas.

Água termal é uma aliada no calor

O período mais quente do ano está chegando e está dica é ainda mais valiosa nele. A água termal pode ser utilizada não apenas antes da maquiagem, mas também ao longo do dia, dando pequenas borrifadas no rosto já pronto. Isso vai ajudar a manter a pele hidratada.

Cuidado para não exagerar na base

A função do produto é uniformizar a pele, não precisa passar uma camada muito grossa. Uma dica para deixar o look mais natural é dar uma leve esfumada com a base na raiz do cabelo na testa. Isso vai evitar que a maquiagem fique marcada nessa região. Para disfarçar manchas, use o corretivo (que não deve ser muito mais claro que a pele, no máximo um tom).

LEIA AINDA >> 7 Truques de beleza que ninguém te conta

Seis marcas cearenses de brincos autorais

Saiba usar o contorno  

A função do contorno é clarear o que quer ressaltar e escurecer o que quer disfarçar. Você pode usar um pó mais escuro que o tom da sua pele e aplicar com o pincel de pó, dando batidinhas antes para tirar o excesso. Isso deve ser feito com a pele ainda molhada pela base, para fixar melhor. O corretivo pode ser usado, logo após a base, para iluminar regiões como queixo, nariz, entre as sobrancelhas e embaixo dos olhos. Espalhe com uma esponja, dando leves batidas, ou com um pincel kabuki. Na finalização, essas mesmas áreas podem ser ressaltadas com um iluminador.

Workshop de make para a noite

Quem acompanhou o primeiro workshop remoto de automaquiagem do Senac Ceará, aprendeu com a instrutora Aline Carvalho a preparar a pele, usar os diversos tipos de pincéis e fazer uma make para o dia a dia. No próximo, ela ensina como dar um toque de ousadia e glamour em um look básico. Dicas de sombras com texturas e efeitos diversos, aplicação de cílios postiços e glitter estão entre os tópicos do Workshop Automaquiagem: Dicas e Técnicas, que acontece no dia 24 de outubro, às 16h, pelo Youtube. As inscrições são gratuitas e limitadas, pelo link: https://bit.ly/2H5os2B

Os participantes devem se preparar para o workshop previamente, separando os produtos do seu acervo, se quiserem fazer a maquiagem passo a passo, com as orientações da instrutora.  Ela sugere base, pó, blush, batom, hidratante facial, primer e pincéis, mas ressalta que “a ideia é aproveitar o que já tem em casa”.

“A ideia é que você aprenda a se maquiar, executando a make do jeito que você gosta, disfarçando as imperfeições e realçando os seus pontos fortes. A automaquiagem empodera quando você traduz seu estilo e eleva sua autoestima”, destaca a instrutora.

Aline também ministra curso de Automaquiagem, em novembro, voltado a quem deseja se aprofundar em conhecimentos, desenvolver técnicas e habilidades para se maquiar para qualquer ocasião, conhecendo características de pele, produtos e materiais.  O curso é no formato remoto ao vivo, pela Plataforma de Ensino Google For Education (G Suite). 

Veja também