Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site!

Comercial:

comercial@marciatravessoni.com.br
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Redação:

conteudo@marciatravessoni.com.br
conteudo1@marciatravessoni.com.br

O que são laces e como se popularizaram no Brasil

25 mar 2021 | beleza

Por Cintia Martins

Se você acompanha Big Brother Brasil (BBB) 21 deve ter visto a mega transformação da influenciadora digital Camilla de Lucas, participante do grupo “camarote”. A sister surpreendeu o público ao retirar as tranças e colocar uma lace front – como também é chamada as perucas realistas – no estilo “morena iluminada”. A transformação gerou curiosidade pela aparência realista dos fios, por isso, o Site MT te explica o que são as perucas laces e como se popularizam no Brasil.

LEIA MAIS >> BBB 21: aprenda a fazer o delineado gráfico usado por Juliette no reality

Lenços ditam tendência no BBB 21; veja quatro maneiras de usar o item

O acessório que faz a cabeça da família Kardashian-Jenner, e das divas pop Katy Perry, Beyoncé e Lady Gaga, se popularizou no Brasil com a cantora Ludmilla, que, inclusive, tem uma loja de laces: a Lud Hair Boutique. Quem também adotou as perucas realistas foi a atriz Marina Ruy Barbosa, que apareceu com os cabelos platinados para uma campanha publicitária, em 2019. 

“As artistas usam mais esse tipo de peruca por ter que trocar constantemente o visual, seria complicado ter que trocar a cor e tamanho o tempo todo, o cabelo natural não aguentaria. A opção é viável por ser muito realista”, diz a cabeleireira e maquiadora, Mell Janebro. Ela destaca que o acessório também vem sendo usado para auxiliar na autoestima de mulheres que perdem os fios naturais por algum tratamento capilar ou de saúde. “A gente vê que não é só vaidade, é uma questão de necessidade e autoestima”, pontua.

Em 2019, a atriz Marina Ruy Barbosa surgiu usando uma lace platinada para uma campanha publicitária. (Foto: Reprodução/R7 Lifestyle)

O que é 

De acordo com Mell, as perucas lace são fios colados um por um em uma touca feita sob medida, que cobre completamente o cabelo natural. Ou seja, a lace fixa-se ao redor da cabeça, garantindo um resultado mais natural e realista. “A grande maioria é feita com cabelo humano ou fibra orgânica ou sintética, o cliente é quem escolhe”, conta. 

Outra vantagem do acessório é que permite cabelos muito mais volumosos e naturais, que podem ser jogados para qualquer lado da cabeça, permitindo até mesmo penteados como coques e rabos de cabelo. Para colocar a lace na cabeça é necessário aplicar com uma cola específica por cerca de 20 minutos, no entanto, o cabelo natural fica trançado e protegido embaixo da touca. 

No BBB 21, Camilla de Lucas tem chamado atenção com o uso das laces. (Foto: Reprodução/Twitter)

Além disso, a lace não tem exatamente uma data de validade, vai depender do cuidado e do tratamento que ela recebe para preservar a durabilidade, no entanto, pode ficar grudada na cabeça por cerca de 15 a 20 dias, porque começa a descolar sozinha precisando de manutenção. 

LEIA TAMBÉM >> Glossário BBB 21: entenda expressões utilizadas dentro e fora da casa

MT Cast #26: reality show, redes sociais e marketing

Onde achar 

Para quem deseja experimentar uma lace front, em Fortaleza, o cabeleireiro Zeck Lima, que trabalha desde 2018 com o acessório, é considerado um especialista na técnica, tendo feito, inclusive, um curso na França sobre como manusear as famosas laces. “Fiquei apaixonado pela técnica e fui até a França aprender mais sobre. Sou pioneiro no Nordeste, me sinto super útil fazendo esse trabalho. De fio a fia encontrei minha verdadeira utilidade”, conta. 

De acordo com ele, a maioria das clientes que procuram os serviços são mulheres com algum tipo de queda parcial ou total dos fios em decorrência de problemas de saúde ou tratamentos capilares feitos de forma inadequada. “Elas querem mudar o comprimento ou textura do cabelo, mas sem química”, diz. Já os valores, afirma, variam entre R$ 1.800 a R$ 6.000 a depender do tamanho. “As peças que faço são personalizadas e feitas sob medida para o tamanho da cabeça de cada cliente”, detalha.   

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE