25 ago 2015 | Blog
Já falamos aqui das várias marcas que valorizam o trabalho manual e a relação personalizada da produção e confecção de moda. Nesse cenário, destaca-se Jô de Paula, ex-diretora da Catarina Mina e mais novo nome do crochet couture, que lança esse ano a marca homônima 100% handmade.
Após o sucesso de “Preciosa”, coleção de estreia que contemplava bolsas exclusivas feitas à mão, cada uma com nome de uma pedra preciosa diferente, Jô expandiu o volume de produção e adicionou roupas à linha de produtos confeccionados. O resultado foi a coleção Verão 2015/2016, intitulada Metropolis.
Com nome inspirado no filme de Fritz Lang, Metropolis propõe a união entre a delicadeza do crochê e o urbanismo contemporâneo das grandes metrópoles, dobradinha também já vista em outras marcas, mas que assume um ar todo singular nas mãos de Joana.
Isso porque, apoiadas no slow fashion, as peças buscam refletir as relações entre sociedade e trabalho – mote do filme de Lang – evidenciadas a partir do trabalho de handmade inédito, sofisticado e autoral das artesãs. Os itens também são divididos em sete grupos, com nomes de cidades que influenciaram a vida da designer: São Paulo, Rio de Janeiro, Vila de Santo André, Fortaleza, Florianópolis, Gainesville e Castelo.
E os diferenciais de Jô não param por aí. A produção da estilista ainda conta com um tag service chamado “A Modista”, no qual são desenvolvidas peças sob encomenda para as clientes, envolvendo-as em todo o processo, desde a escolha do fio, da trama, do shape, em um serviço personalizado e cuidadoso.
Um trabalho tão interessante é resultado de mais de um ano de planejamento dos novos rumos que a estilista, já destaque no slow fashion e de nome conhecido entre as marcas Osklen, Água de Coco, Maria Filó, Animale e Daslu, podia tomar. Vale a pena ficar de olho em mais essa novidade da cultura handmade brasileira.
Por Clara de Castro