21 ago 2015 | Blog
Esta é a oitava edição do MaxiModa, evento de importância inquestionável nesse ano de incertezas e instabilidades para o País, no qual a criatividade faz a diferença em todo negócio. Na abertura do ciclo de palestras, nossa Publisher Márcia Travessoni pontuou muito bem: “Crises são tão importantes para as empresas quanto saltos nas vendas”.
E foi buscando soluções para esse momento que Luis Taniguchi, especialista em Gestão de Negócios e Portfólio de Marcas e professor do Senac, idealizou a palestra de abertura do MaxiModa 2015.
Luis conta sua história desde a década de 1980, quando era aluno de Engenharia e via o mundo de forma mais analítica. Só em 1995 ele conheceu o ponto de vista criativo, tomando essa época como a grande ruptura positiva em seu caminho profissional.
“Nós temos que nos reinventar nesse momento de ruptura.”
E há criatividade de sobra na palestra do empresário. Para introduzir o raciocínio sobre estratégias de gestão, Luis lembra um clássico diálogo de “Alice no País das Maravilhas” e interpreta:
“Se não sabemos onde queremos ir, qualquer caminho serve.”
É essa indecisão que uma grande empresa deve driblar, segundo Luis. Uma estratégia de alcance deve ser traçada. Para isso, o público-alvo deve ser muito bem conhecido. Pra quem vendemos? Com quem dialogamos?
Buscar resultados e metas também é imprescindível nesse processo. Luis explica que o financeiro, a equipe de operação de lojas, o marketing e os outros setores de uma empresa precisam focar a mesma meta sempre.
Entre tantas dicas valiosas, ele lembra aquilo que nós do meio sentimos na pele: a moda muda a cada seis meses. Como uma marca se comporta diante de tanta efemeridade? Esse é o verdadeiro desafio. Comprar bem, acompanhar os resultados em tempo real para evitar surpresas desagradáveis, identificar boas direções, pensar a longo prazo, notando nuanças do curto prazo, e ser criativo sempre: esses são alguns dos caminhos que Luis encontrou (e ensinou!) para garantir estabilidade e sucesso.
Por Clara de Castro
Fotos: Camila Lima