31 mar 2015 | Blog
Em todas as temporadas, a imprensa de moda especializada fica de olho nos bureaus de tendências globais, que ditam o que as marcas e grifes vão colocar nas passarelas das fashion weeks. Não falamos apenas de cores – que a Pantone deixa bem claro a cada ano –, mas de todo e qualquer tipo de inspiração que as labels possam seguir no que diz respeito a texturas, referências culturais, comprimentos, modelagens… Absolutamente tudo.
As campanhas de moda também seguem esse fluxo. A cada estação, nossa análise fica ainda mais criteriosa (e prazerosa) de se fazer. É importante observar os gráficos, layouts, fontes e conceitos nos quais as marcas geralmente acabam apostando. Nessa semana, vamos dar uma boa olhada nas imagens do Verão 2015, que chega com campanhas baseadas na simplicidade cenográfica. A limpeza visual ganha destaque, assim como a sutileza no uso de logos. O conceito é mais importante do que qualquer outra coisa. Olha só.
EXCESSOS VISUAIS? NA-NA-NI-NA-NÃO
Uma escolha comum entre as campanhas de moda recém-lançadas é a preferência pela simplicidade gráfica e estética. Sem tantos elementos de cena (apenas alguns pontuais), fotos feitas em estúdio e atitude tranquila são focos do Verão 2015. Até mesmo a Moschino, que fez uma coleção coloridíssima e impactante na passarela, resolveu produzir a campanha em preto e branco, seguindo a tendência basic chic dessa estação.
LOGO NA COR BRANCA
Continuando essa história da simplicidade, a maioria das grifes optou por deixar a logo sempre na cor branca. As fontes também não são tão variadas, com traços marcantes e extremamente simplificados. Oscar de la Renta foi a única que utilizou uma fonte mais fluida e curvilínea.
O MAIS IMPORTANTE É O CONCEITO
Dezenas de marcas bem conhecidas não deixaram suas logos tão explícitas. A ideia é apresentar o conceito da campanha de uma forma poderosa e deixar a logo bem sutil, no cantinho da imagem. Ah, e sempre com uma barra branca embaixo, fixando o caminho de limpeza visual.
MOLDURAS BRANCAS
A história das molduras brancas só confirma que as campanhas de Verão querem ser simples, porém marcantes. Nós, inclusive, já usamos as molduras no layout do nosso editorial da próxima Revista Gente (mas ainda é segredo).
TELA DIVIDIDA
Esse é o caminho que temos apreciado mais nessas últimas campanhas lançadas. De um lado, temos a foto do look e, do outro, a brincadeira: pincelar com preto e branco, dar close em acessórios, mexer com grafismos diferenciados… A imaginação fica por sua conta. Uma fórmula interessante, moderna e visualmente impactante.
INSPIRAÇÃO!