Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Confira filmes e séries que abordam o combate contra a LGBTQIAP+fobia

17 maio 2023 | Entretenimento

Por Monike Lima

A data celebra a primeira conquista da comunidade em 17 de maio de 1990, quando OMS havia retirado a homossexualidade da “Classificação Internacional de Doenças”.

A série pose enfatiza a importância da ball culture, uma expressão de resistência e sobrevivência, em uma Nova Iorque nos anos de 1980 (Foto: Reprodução/Twitter)

Nesta quarta-feira (17), é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. A data marca o momento que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da “Classificação Internacional de Doenças”, em 1990. A luta pela dignidade e respeito permanece sendo diariamente expressa de diversas formas, seja na arte, na música ou na dramaturgia. E a equipe do site MT preparou uma lista de filmes e séries que relatam essa luta da comunidade LGBTQIAP+.

LEIA MAIS >> Air Jordan: entenda a origem do tênis e saiba onde comprar em Fortaleza

Cannes 2023: confira filmes dirigidos por mulheres que concorrem ao prêmio principal

Filmes

  • Orgulho e Esperança (2014)

Baseado em fatos reais, o filme dirigido por Matthew Warchus, conta a história do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Mineiros que decidem entrar em greve, na Parada Gay de Londres e recebem ajuda de ativistas LGBT que arrecadam fundos para apoiar as famílias dos mineiros, mas aparentemente o sindicato tem vergonha de receber a assistência do grupo.

  • The Normal Heart (2014)

Marcando o início da epidemia de HIV/AIDS em Nova York, abordando a luta de ativistas LGBTQIA+, Ned Weeks é escritor e fundador de um grupo que defende os direitos dos portadores do HIV. Enquanto luta pela causa, Ned confronta o Estado, enquanto seu companheiro, Felix Turner, prefere estratégias mais privadas.

  • Rafiki (2018)

Dirigido por Wanuri Kahiu, a obra cinematográfica traz coragem e esperança ao narrar a história de amor entre duas mulheres em meio à repressão social, já que é ilegal onde mora e familiar.

  • Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

De produção brasileira dirigido por Daniel Ribeiro, a trama conta a vida de Leonardo, um jovem adolescente que busca pela sua independência mesmo vivendo com a mãe superprotetora. Porém, tudo muda com a chegada do Gabriel na escola, aflorando os sentimentos de Leonardo que inicia o processo de se redescobrir a si e sua sexualidade. 

  • A Garota Dinamarquesa (2015)

Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu como Einar Mogens Wegener foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero em 1920. A história conta o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda e o processo de descoberta como mulher.

Séries

  • Pose

Acompanhando o drama da Blanca, participante de bailes LGBTQ em 1980 que acolhe pessoas marginalizadas pela sociedade, como o talentoso dançarino sem-teto Damon e a acompanhante de luxo Angel, que se apaixonou por um cliente. Centrada na vida de Blanca, esta é uma história da cultura de bailes, da comunidade gay e trans, da crise violenta da AIDS e do declínio do capitalismo.

  • Manhãs de Setembro

Cassandra é uma mulher trans que trabalha como motogirlque busca o sonho de viver da música. Após anos de luta e quase conseguindo realizar seu sonho, sua vida muda de cabeça para baixo após descobrir que tem um filho de 10 anos com a ex-namorada.

  • Heartstopper

A série narra a história de Charlie um aluno inseguro que se apaixona pelo seu mais novo amigo Nick, um jogador de Rugby super popular.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE