Dizem por ai que o ano só começa mesmo depois do Carnaval… Brincadeiras à parte, a maior festa popular do país gera diferentes sentimentos em relação ao próprio corpo. E para além das preocupações estéticas, a preparação para os cinco dias de folia, às vezes regados a excessos, é essencial. A boa notícia é que ainda há tempo para chegar lá com disposição, saúde, bem estar e aquela velha e boa energia. Convidamos a top nutricionista Larah Nóbrega (que até já recheou nossa Revista MT falando sobre o poder dos chás) para listar os cinco passos que você deve seguir para alcançar os melhores resultados até o dia 5 de março. E fica a dica: mesmo depois do feriadão, as orientações poderão ser seguidas pelo resto do ano. Confira!

Larah Nóbrega é nutricionista, tem um Instagram repleto de boas dicas e atende no Duets Office

SONO

Ter um sono reparador é de suma importância, afinal, é durante o sono que regulamos diversos hormônios. Muitos desses hormônios, se não estiverem ajustados, interferem diretamente no aumento do apetite, na dificuldade de recuperação muscular, na facilidade em acumular gordura e no aumento do cortisol, hormônio ligado ao estresse. Dormir cedo, preferencialmente antes das vinte e três horas, e em um ambiente totalmente escuro, sem estímulos luminosos, possibilitará você acordar reparado e com bastante energia para ir em busca dos seus objetivos.

ÁGUA

Manter o nosso corpo bem hidratado diariamente é de extrema importância para que todo o nosso organismo funcione de forma eficiente. A ingestão adequada de água permite que as nossas células se mantenham hidratadas, que os nossos rins consigam eliminar toxinas e metabólitos e que o nosso segundo segundo cérebro, chamado intestino, mantenha suas diversas atividades com excelência. Para que não tem o hábito de ingerir água sugiro manter por perto uma garrafinha. Isso não só facilita a ingestão de água ao longo do dia, de forma bem distribuída e fracionada, como também possibilita um monitoramento mais atento com relação ao número de garrafas que foram ingeridas por dia.

EXERCÍCIO

Nossa espécie evoluiu através do movimento, indo em busca de alimentos, se locomovendo, caçando, pescando, fugindo de presas… Ou seja, o nosso corpo anseia por movimento. As facilidades da sociedade moderna possibilitam que façamos tudo sem muitos esforços e isso faz com que fiquemos cada vez mais sedentários. Encontrar um exercício que você goste é fundamental para que consiga implantar o hábito de se movimentar, caso ainda não o tenha. Mas para quem já tem o hábito sugiro buscar intensidade nos treinos. A eficiência do treino está diretamente ligada à sua intensidade. Busque ter continuidade nos treinos e seriedade. Sugiro uma frequência de pelo menos quatros vezes por semana. Dessa forma você se manterá mais dias da semana em movimento do que parado.

ALIMENTAÇÃO

Basear a alimentação em comida de verdade é um dos principais ajustes a serem feitos. Quando optamos por alimentos ao invés de produtos alimentícios, reduzimos de forma drástica o consumo de conservantes, aditivos, corantes, estabilizantes e substâncias que além de não contribuírem bem para a nossa saúde e bem-estar acabam favorecendo a indesejada retenção hídrica.

EVITE

Para quem busca definição muscular ou redução de percentual de gordura sugiro evitar nesse período alimentos de alto índice glicêmico. O índice glicêmico de um alimento está totalmente ligado ao estímulo que ele vai gerar na nossa glicemia e consequentemente na liberação de insulina, hormônio anabólico relacionado ao aumento do depósito de gordura na região abdominal. Esses alimentos seriam pães em geral, preparações que levam farinhas brancas, massas, doces e sobremesas, sucos concentrados de frutas, bebidas adoçadas e refrigerantes.

Gosta de doces? Não fique triste. No seu Instagram @larahnobreganutri, ela ensina receitas deliciosas, como esse bolinho low carb de cacau

Agora é colocar tudo em prática, hein?!