Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Conheça Paulo Rodrigo; pianista que toca em lugares inusitados no Ceará

8 fev 2023 | Lifestyle

Por Monike Lima

O artista é conhecido por levar a música para lugares inusitados

Paulo Rodrigo aprendeu a tocar piano durante a infância (Foto: Arquivo Pessoal)

Paulo Rodrigo é compositor e pianista, natural da cidade de Baturité e alencarino de coração. Se mudou para Fortaleza na infância e, hoje, aos 40 anos, é sucesso no meio musical cearense por apresentar shows que misturam ritmos ao som do piano.

LEIA MAIS >> Igor Sabá assina design dos troféus do Prêmio RioMar Mulher 2023

Cearense de 21 anos se destaca com conteúdos de moda no TikTok

A música sempre foi presente na vida de Paulo, que aos seis anos ganhou o primeiro pianinho e aos nove já tocava em confraternizações da família e no colégio. De lá pra cá, a trajetória do pianista só cresceu. De estudante a professor, o artista também lecionou em grandes escolas de música da cidade como o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, com apenas 20 anos, além de acompanhar artistas e cantores, principalmente cantores católicos.

“Acompanhei de perto a Suely Façanha, Dunga e Padre Antônio Maria. Também fiz parceria com o Gustavo Serpa, Paulo José e Maestro Poty, Banda Acaiaca até chegar nos meus projetos solos”,

afirma Paulo Rodrigo.

Logo após iniciar a carreira solo, Paulo começou a participar dos principais eventos que aconteciam em Fortaleza. Já no ano de 2020, com o surgimento da pandemia de Covid-19, o pianista precisou parar suas atividades, assim como todo o setor de eventos. Ele conta que durante a quarentena pensava em como poderia ajudar e motivar as pessoas, foi então que surgiu a ideia de lançar o primeiro clipe, mas o artista desejava algo diferente e fora dos padrões.

“Coloquei um piano, que é um instrumento clássico, no meio de um rio dentro d’água com o propósito de motivar a vida das pessoas, de mostrar que podemos superar qualquer obstáculo”, conta o pianista.

O clipe lançado em julho de 2020 e gravado no Rio Pacoti. Ao som do piano, Paulo reproduziu um cover da música “Fix You” da banda Coldplay. O artista conseguiu alcançar inúmeras pessoas que passaram por momentos delicados durante a pandemia e, a partir dessa visibilidade, o cearense recebeu alguns convites para se apresentar em outras cidades do Ceará, mostrando as belezas locais. Assim, surgiu o projeto “Orgulho de Ser Cearense“.

Belezas do Ceará

O projeto nasceu com o intuito de estimular o crescimento do turismo em regiões que estão fora do circuito “tradicional” de viagens. De maneira inusitada, Paulo procura outras belezas e histórias de cada cidade e produz um vídeo com uma música composta por ele mesmo em um tour musical, valorizando a cultura do local.

“Nós já fizemos mais de 12 cidades, tem tido uma repercussão muito boa e o resultado muito bom para cidades. Baturité e Amontada tiveram resultados expressivos que deram uma visibilidade maior e, pela primeira vez, fizemos dois clipes para cada, a pedido da própria Prefeitura”, explica Paulo.

Tocando em todo lugar

O Mara-Hope, a Ponte Metálica de Quixeramombi e o Rio Pacoti foram alguns dos destinos escolhidos pelo pianista. Para cada região visitada existe uma força-tarefa para levar com segurança o piano para os pontos de gravação. O local não é escolhido somente por ser inusitado, mas pela história que existe por trás de cada um, por exemplo, em Jacumã, na região de Icapuí, Paulo mostra a cultura dos pescadores que não tinham condições de ter uma jangada e construíram algumas estruturas feitas da carnaúba, material usado para pescar quando a maré estava alta.

Paulo Rodrigo em Jacumã no Icapuí para o projeto “Orgulho de ser Cearense” (Foto: Arquivo Pessoal)

Antes de qualquer gravação é feita uma visita técnica para definir o local que vai ser explorado e o que vai ser preciso para levar o piano até o espaço. Paulo já precisou do auxílio de especialista em rapel, de mergulhadores, bombeiros, além de utilizar o sistema de pólia que ajuda a levar o instrumento para locais mais altos com o peso até quatro vezes menor.

Um dos maiores desafios da equipe foi em Tambori, município localizado no Sertão de Crateús, que levou cerca de quatro dias para subir e descer, já que o local nunca tinha sido explorado por conta da altura da montanha. Participaram dessa gravação 14 bombeiros, especialistas em rapel e experts da região abrindo trilha para conseguir chegar ao ponto mais alto com o instrumento.

Um novo olhar para o público

Sempre com esse anseio de levar a música para todos os lugares buscando o diferencial, o pianista reúne vários estilos musicais para seus shows que vai do clássico ao pop com componentes nordestinos. Durante cada show é exibido em um telão imagens capturadas daquela região, com efeitos, fogos e uma batida diferente feita com o piano. Em alguns momentos da apresentação, Paulo costuma tocar em pé ou sentado, algo que foi surgindo naturalmente e que acabou conquistado a todos.

Atualmente, Paulo Rodrigo conta com dois tipos de shows – “Versões” e o “Notas Neon” – os quais são feitos especialmente com batidas eletrônicas. O “Notas Neon” é mais um propósito de vida que um show, na perspectiva do compositor, que tem como sonho levar para mais cidades do sertão a oportunidade de apreciar o piano, um instrumento clássico, frequentemente visto em locais “chiques”, em auditórios e recitais. “Eu queria quebrar esse paradigma, queria levar para qualquer lugar, então eu tive que adaptar para tornar uma música mais popular, mais audível para qualquer pessoa”.

“As pessoas se surpreende quando o show acontece porque não é algo comum, então foi daí a ideia de colocar o instrumento em qualquer lugar. O piano não toca só clássico, ele pode, sim, tocar em uma balada, tocar um pop, um eletrônico e animar a todos”, conclui Paulo.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE