Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Doce de leite é saudável? Nutricionista indica alimentos e receitas para quem ama doces

22 jun 2023 | Lifestyle

Por Redação

O doce de leite pode ser consumido de forma saudável, porém, a quantidade e o horário da ingestão fazem diferença no resultado da dieta

O doce de leite está no hype como pré-treino pois é um alimento fonte de carboidrato com absorção rápida (Foto: Freepik)

Se você busca seguir um estilo de vida saudável e adora fuçar o TikTok, já deve ter visto vários perfis indicando doce de leite como opção de pré-treino. Mas, será que esse alimento é saudável? Segundo a nutricionista Lígia Diógenes, o doce de leite pode ser consumido de forma saudável, porém, a quantidade e o horário da ingestão fazem diferença no resultado da dieta. Em entrevista ao Site MT, ela fala mais sobre esse e outros doces para quem busca uma alimentação balanceada.

LEIA MAIS >> Café da manhã saudável: veja dicas de alimentos nutritivos para começar o dia

Márcia Travessoni ensina receita de polvo com ingredientes do Mercadinhos São Luiz

Doce de leite é saudável ou não?

Para mim, não existem alimentos “saudáveis” e “não saudáveis”. Depende mais do contexto em que o alimento está inserido. Comer salada no jantar de domingo à noite com sua família no lugar da pizza, mas sentindo aquela sensação de “sacrifício” não é saudável, por exemplo.

Agora vamos ao doce de leite. Ele está no hype como pré-treino pois é um alimento fonte de carboidrato com absorção rápida. Mas para ele estar inserido em um contexto saudável, precisa de indicação do nutricionista, pois o momento de comer e a quantidade consumida fazem diferença nos resultados da dieta.

O alimento pode ser consumido de forma saudável, porém, a quantidade e o horário da ingestão fazem diferença no resultado da dieta (Foto: Freepik)

Quando se fala em dieta, muitas pessoas já imaginam uma condição restritiva. Existem alimentos que precisam ser “banidos”?

Um dos alimentos que mais me perguntam “se pode” é o nosso querido pão carioquinha e ele dá para facilmente ser incluído em um plano alimentar para emagrecimento, inclusive. Outros exemplos são: arroz e feijão, batata inglesa, pipoca, cuscuz e chocolate, que também podem ser incluídos.

via GIPHY

Poderia indicar algumas receitinhas saudáveis para quem ama doces?

Bolo de banana de micro-ondas

Ingredientes
1 ovo
1 banana madura
1 colher de sopa de aveia
Canela à gosto
1 colher de chá de fermento

Modo de preparo: amasse a banana e misture com todos os ingredientes, deixando o fermento por último. Coloque em uma xícara ou recipiente de vidro e leve ao micro-ondas por cerca de 1 min e 30s (a depender da potência). O doce fica por conta da banana madura e você também pode acrescentar uma colher de uva passa na massa, se desejar. Sugestão de cobertura: pasta de amendoim, doce de leite, chocolate 60% derretido ou calda de whey.

Brigadeiro de paçoca sem açúcar

Ingredientes
100 ml de água morna
2 xícaras de leite em pó desnatado
1 colher de sopa de pasta de amendoim
3 paçocas zero açúcar

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar com uma consistência cremosa e está pronto!

Esse amor por doces, pode ir além de uma mera vontade e estar ligada à questões fisiológicas?

Com certeza. Pouca gente sabe, mas o paladar com a preferência para o doce é algo que pode ser adquirido desde antes do nascimento se a alimentação da mãe durante a gestação for rica em alimentos do tipo. Existe também o fator hormonal, e nesse quesito, nós mulheres somos mais suscetíveis a essa influência do que os homens, devido ao nosso ciclo menstrual. Quem nunca desejou um prato de brigadeiro durante a TPM que atire a primeira pedra, não é?

via GIPHY

Pessoas em dieta muito restritiva ou com pouca qualidade nutricional, pessoas inflamadas ou com desordens metabólicas como resistência a insulina também costumam ter essa “necessidade” por doces. O ideal é investigar com um profissional de confiança, seja um endócrino, nutrólogo ou um nutricionista, a causa desse desejo exacerbado.

Como controlar a dependência do doce, então?

Aos que se acham dependentes do doce, a boa notícia é que nosso paladar é treinável: trocar o chocolate ao leite, primeiramente, pelo chocolate meio amargo e, posteriormente, para o chocolate 60% é uma sugestão que dou aos pacientes e eles têm uma ótima adesão pois é algo gradual relacionado à um alimento que eles não querem – e nem precisam – abrir mão na dieta.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE