16 dez 2020 | Lifestyle
O Pinterest, uma das maiores redes sociais de compartilhamento de fotos do mundo com cerca de 440 milhões de pessoas acessando mensalmente, divulgou relatório com as principais tendências e mudanças de comportamento para 2021. Os dados foram coletados a partir de informações internas e globais da plataforma com comparações pelo aumento das buscas de um determinado tema no período de 12 meses. Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, os usuários continuaram em busca de inspirações para planejar os próximos passos, que vão desde planejamento de viagens e festas a rotinas de cuidados com a pele.
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Confira as principais tendências em dez categorias para 2021.
A chave para escapar da realidade parece ser planejar a próxima viagem, o que requer acessórios importantes como carro. Em 2021, os carros se tornarão o principal refúgio em um mundo onde ainda será preciso manter distanciamento social. Segundo o relatório, houve um aumento de 190% nas busca por cinemas drive-in e 100% por cadeirinha de carro para cães.
A vida ao ar livre ganhará destaque e as pessoas vão procurar mais viagens para lugares além das grandes cidades. A pesquisa revela uma busca de 165% por campos e lugares para observar as estrelas, 80% para estética nômade e 100% para resort na floresta. Além disso, o ‘turismo de sofá’, as viagens hipotéticas, planejadas para acontecer no futuro próximo enquanto as pessoas pesquisam e economizam dinheiro, ganha força em 2021. A procura por férias de luxo também registrou aumento em 50% e as férias dos sonhos 7%.
2020 fez todo mundo olhar para si e para o outro com mais cuidado e da forma mais natural possível. Segundo a pesquisa, houve um aumento do interesse por esoterismo moderno, cristais de proteção, horóscopo e métodos alternativos de cura, que vão refletir em 2021. O relatório registrou um aumento de 100% de procura por cristais de proteção e 180% por banho de limpeza espiritual.
Além disso, o bem-estar físico e os rituais diários de autocuidado também dominaram as buscas com aumento de 100% nas pesquisas por afirmações antes de dormir e de 80% sobre óleos difusores.
Em 2020, as pessoas cozinharam mais e essa tendência se manterá em 2021, porém de forma mais gourmetizada. Segundo o relatório, as buscas por receitas diferentes como mel picante aumentaram 155%.
Além disso, as charcutaria artesanal surge com força total, no entanto com as tradicionais tábuas de frios repaginadas e com um toque especial da Geração Z e dos millennials, aparecendo forrada de diversos tipos de comida, a exemplo da tábua mexicana, que registrou aumento de 155%. As pesquisas registram ainda que a procura por arte com pães e montagem de pratos gourmet aumentaram 130% e 105% respectivamente.
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Este ano as pessoas passaram muito tempo em casa, o que representou buscas diárias por decoração e transformações. Os quartos neon, favoritos da Geração Z, ganham cada vez mais espaço, assim como iluminações brilhantes e coloridas a fim de criar climas diferentes nos quartos. É o que apontam as pesquisas com aumento de 155% em busca por quarto com led.
Outra tendência do momento é a “harmonia japandi”, ou seja, a decoração com estética minimalista que mistura elementos japoneses e escandinavos. Nessa linha, os itens de decoração se concentraram na cozinha com crescente procura por decoração de cozinha com prateleiras e pratos de artigos registrando aumento de 130% e 105% respectivamente.
Nunca foi tão necessário se sentir confortável, sobretudo, pelos longos períodos sem sair de casa. Segundo o relatório, ser elegante é sinônimo de conforto chique, ou seja, profissional o suficiente para o trabalho, superconfortável para a yoga e perfeito para usar no sofá. Prova disso é a procura por roupas acolchoadas ter crescido quatro vezes enquanto a procura por pantufas cresceu 90%.
Além disso, mesmo em casa, a Geração Z apostou na personalização das peças e seguiu inventando tendências. De acordo com o relatório, ideias de pintura em jeans cresceram três vezes mais nas pesquisas, enquanto sacolas artesanais registraram aumento de 115%.
A rotina de beleza, antes ditada por idas ao salão, foi modificada este ano, e o resultado apareceu nas pesquisas em forma de pesquisas por estéticas mais naturais e simples, a maquiagem pesada ficará de fora em 2021. A procura por maquiagem natural cotidiana e skincare caseiro aumentou 180% e 110% respectivamente. No entanto, as sobrancelhas ganharam destaque nas procuras por sobrancelhas descoloridas e sobrancelhas góticas registraram aumento de 160% e 180% respectivamente.
Além disso, as tranças também ganharam destaque com aumento de 145% nas pesquisas por tranças sintéticas. E a estética indie também se manteve forte, com quatro vezes mais pesquisas sobre maquiagem indie e 21 vezes mais procura por unhas indie.
A categoria mais fofa da lista traz pesquisas que vão desde pets até lições de vida para crianças. O relatório revela que em 2021 as pessoas terão mais animais de estimação diferentes. Prova disso é a procura por caracol de estimação ter crescido 160%. Logo em seguida, vem a procura por sapo e camaleão de estimação com 110% e 50% respectivamente.
Segundo a pesquisa, as pautas de responsabilidade social estarão mais presentes na educação das crianças, por meio de brincadeiras divertidas. A procura por educação ao ar livre e arte com raspas de lápis registrou alta de 85% e 115% respectivamente. Além disso, houve uma busca crescente por ensinar bons modos às crianças com 145%.
Mesmo sem poder reunir muitas pessoas e realizar uma grande comemoração, as pessoas continuam buscando por formas de comemorar, entretanto as celebrações ganham um toque intimista e exclusivo. A pesquisa revela que as buscas por casamento pequeno no quintal e festa boteco em casa cresceram 160% e 85% respectivamente.
Segundo o relatório, novos empreendimentos estarão em alta no próximo ano. As pessoas estão em busca de como criar novos produtos como podcast, que teve uma alta de buscas com 130%. Já as pesquisas de como ideias para pequenas empresas cresceram 90%.
A categoria mais livre da pesquisa mostra o que as pessoas estão tentando fazer ou criar. Em 2020, a plataforma registrou 20 vezes mais buscas por caligrafia persa, 100% de aumento em padrões de colcha irlandesa e 95% em carpintaria japonesa. Além disso, também houve interesse em andar de skate, 155% de aumento, e pintura com espátula, 150%. O artesanato também teve seu lugar com 155% das buscas sobre noções básicas de crochê, por exemplo.