Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3242 0333

Rafaela Scienza abre ateliê de cerâmica na Bahia e conta detalhes sobre as peças

3 maio 2022 | Lifestyle

Por Jacqueline Nóbrega

O Solaria Ateliê fica na Península de Maraú, onde Rafa mora com a família desde 2020


Rafaela Scienza com a bandeja Boho, feita no Solaria Ateliê. A peça foi produzida para presentear uma pessoa, mas ela gostou tanto do resultado que resolveu produzir uma edição limitada da linha Boho (Foto: Divulgação)

Morando desde junho de 2020 na Península de Maraú, no litoral sul Bahia, Rafaela Scienza Montenegro abriu um ateliê de cerâmica no paraíso brasileiro. Ao Site MT, ela contou que conheceu a cerâmica em 2018, quando passou uma temporada em Portugal. “Meu marido me incentivou muito a conhecer mais sobre esse mundo que me interessava bastante e decidi que era isso que queria fazer. Aliar o trabalho criativo com a criação de peças utilitárias”. Rafa está curtindo uma temporada na Bahia acompanhada dos filhos Lis e Bento e do marido, Dado Montenegro.

LEIA MAIS >> Filho de Waldonys, Luciano Moreno inicia trajetória profissional na música

Camila Militão iniciou a carreira de modelo aos 22 anos e hoje se destaca como criadora de conteúdo

O Solaria Ateliê foi construído junto com a casa da família. No espaço, ela cria itens de decoração para a casa como conjuntos de bowls, pratos, bandejas e saboneteiras, tudo feito à mão. Em março deste ano, ela começou também a ministrar oficinas infantis no espaço. “Ofereço aulinhas de artes para crianças, de pintura e com argila. Para crianças de 3 a 5 anos”. 

E engana-se quem pensa que o processo é rápido, pelo contrário: são várias fases que exigem dedicação da artista. “Para uma peça ficar pronta ela passa por diversos processos: modelagem manual, secagem natural, encaminhamento para um forno de alta temperatura, esmaltação e novo processo em forno de alta temperatura”, descreve. O processo leva, em média, de 3 a 4 semanas do início ao fim.

Mesmo com uma produção significativa de peças, o ateliê não funciona como loja: a comercialização dos produtos deve iniciar em breve, em espaços de Fortaleza. “Será possível ver algumas peças no restaurante Mar de Lima e em breve teremos parcerias para expor em outros locais. Teremos também alguns pratinhos em cerâmica que vão acompanhar as velas artesanais da Aika Ateliê“, adianta Rafa.

Algumas peças produzidas pela ceramista têm um significado ainda mais especial, como a bandeja Boho, da coleção de outono 2022. No Instagram, Rafa explicou que a peça foi desenvolvida para presentear uma pessoa, mas o resultado ficou tão bom que ela decidiu criar uma edição limitada da linha Boho.

“Algumas ficam além do que imaginamos e criamos até um certo apego em vender ou presentear e outras já não ficam como esperávamos, faz parte do processo”.

Mudança

A escolha pela Península do Maraú para se mudar não foi à toa. Ela e o marido Dado têm uma conexão especial com o lugar. “A Península já era um lugar que frequentávamos há muitos anos, noivamos aqui e tínhamos essa vontade de construir aqui o nosso refúgio”.

O casal tem, inclusive, chalés de charme para locar no destino. “As Casas Maeva são chalés de charme para aluguel na Península e que contam com várias experiências bacanas para quem curte uma viagem”.

Eles ainda são sócios, em Fortaleza, do restaurante Mar de Lima. “Trata-se de um conceito mais contemporâneo e da ideia de trazer alimentos mais frescos à mesa e em paralelo à arte e, por isso, temos utensílios como copos pintados à mão e pratos em cerâmica”.

Dado e Rafa, por sinal, pensam em voltar para Fortaleza, mas não agora. “Estamos aproveitando a fase que as crianças ainda são pequenas e que podem curtir esse paraíso”. 

Por enquanto, o projeto de Rafaela é expandir o Solaria Ateliê e fazer novas parcerias. “Nossa ideia é iniciar alguns workshops a partir do segundo semestre desse ano e ampliar também para vendas online”.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE