4 set 2021 | Moda
Feita com calma e navegando histórias. Essa é a proposta da marca cearense Jangá que vem conquistando a juventude “alencarina” por traduzir as cores e a leveza do litoral em suas peças. Fruto da parceria de Larissa Rodrigues e Maiara Pinho, a brand local surgiu em 2020 a partir de uma conversa despretensiosa, pelo Instagram, entre duas colegas de faculdade. Em novembro do mesmo ano, nascia a primeira coleção que já trazia um conceito próprio e bem definido.
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Cinco dicas de como produzir o shooting perfeito
“Queríamos algo local que fizesse parte do nosso Nordeste. Como costumamos falar, a Jangá é a nossa pequena jangada que busca colorir o litoral”, definem as sócias. Segundo Larissa e Maiara, três são os aspectos que guiam todas as coleções: versatilidade, atemporalidade e DNA marcante.
“Produzimos peças que podem ser usadas de várias maneiras. É muito comum trabalharmos com peças removíveis, que desconstroem o look. Além disso, não seguimos tendências, procuramos cores e tecidos que conectam nossas coleções independente do tempo”, comentam.
Entre as opções criadas pela marca, tops, shorts, saias, macacões, além de acessórios e túnicas, surgem como uma declaração de amor à cultura e à moda local. “Os botões não são apenas botões, mas pedras que variam de acordo com as coleções. Constantemente trabalhamos com bordados e t-shirts em algodão orgânico”, explicam.
A valorização da mão de obra é outra bandeira da Jangá com processo criativo e produtivo 100% cearense. As inspirações, além dos direcionamentos, da marca surgem da união de ideias das sócias: Larissa Rodrigues acompanha os números e o corpo de prova, já Maiara Pinho é responsável pelos insights das postagens no Instagram. Ambas trabalham na criação.
“A marca nasce do desejo de aproximar-se dos processos manuais, de novas modelagens e do amor pela forma de expressão. Acreditamos no slow fashion e na produção com menor tiragem, visando exclusividade”, afirma trecho de apresentação no site da marca.
Assim, a produção da Jangá é feita internamente. “Lúcia da Silva é a nossa super funcionária que modela, pilota e produz todas essas peças lindas. De forma direta, somos três pessoas na equipe e, de forma indireta, somos em torno de oito. Tem uma grande cadeia até o produto ficar pronto”, explicam Larissa e Maiara.
Sobre a periodicidade de lançamento das coleções, elas revelam que não existe um calendário fixo. “Às vezes lançamos com três meses de diferença, outras vezes com um. Seguimos nossas vontades”.
É bom lembrar que a brand foi lançada durante a pandemia do novo coronavírus, ou seja, os seus primeiros passos foram cercados de desafios. Para superá-los, as amigas e sócias focaram no digital. A estratégia já apresenta resultados.
“Realmente o Instagram tem sido nossa maior ferramenta de vendas e ele nos trouxe um público muito fiel desde a nossa coleção de estreia no fim do ano. Recebemos constantemente muitos elogios sobre nossa originalidade e modelagem e ficamos muito felizes com esse resultado”, celebram as amigas.
Elas ainda comentam que começaram a atender de forma presencial. “Nossa estreia foi positiva e já demos início ao nosso espaço físico, atendendo com hora marcada na rua Maria Tomásia, 597, sala 101. Nosso plano é crescer cada vez mais”. Para saber mais informações, acesse o site da marca