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Consumo consciente e sustentabilidade ganham força na pandemia

9 jul 2020 | Moda

Por Redação

Num momento em que as pessoas aproveitam para mudar hábitos, temas como sustentabilidade e propósito de vida passam a ser mais debatidos. E um assunto que já vem sendo falado há algum tempo está, mais uma vez, no centro dos debates: o consumo consciente na moda. De acordo com a consultora do Senac na área de Moda, Design e Produção Cultural, Beatriz Guedes, essa é uma vertente da sustentabilidade na moda.

O consumo consciente seria baseado em considerar pontos importantes antes de adquirir alguma peça para evitar, entre outras coisas, o uso de materiais poluentes, o desperdício de recursos e o acúmulo desnecessário de resíduos. “Na hora de comprar uma bolsa, um sapato, uma roupa, a pessoa tem que criar o hábito de se perguntar se ela precisa mesmo daquilo, se ela vai mesmo usar aquilo, se aquele produto tem durabilidade… Então vai um pouco na contramão da compra por impulso”, explica Beatriz.

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A consultora entende que tem crescido nos últimos anos um movimento de pessoas começarem a se preocupar com o que elas consomem, não apenas na moda, mas de forma geral: “Tudo isso parte do que as pessoas percebem que é importante nas suas vidas, suas escolhas políticas, suas escolhas de estilo de vida, aquilo que você come, aquilo que você veste, se você anda de carro ou de bicicleta”. Ela completa dizendo que “o consumo consciente e a sustentabilidade na moda estão dentro de uma ideologia, talvez de uma maneira macro, de as pessoas quererem um mundo melhor, tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas, para a sociedade”. 

No entanto, Beatriz ressalta que consumir de forma responsável vai além da hora da compra, uma vez que a maneira como você se relaciona com as peças que tem também faz toda a diferença.

“As práticas de consumo consciente ou de moda sustentável vão bem além de apenas consumir um produto feito de maneira ética ou com uma matéria prima natural. Elas também têm a ver com cuidar do que você já tem, de pensar como você pode valorizar o que você já tem ao invés de comprar algo novo”.

Por isso, dicas como lavar as roupas com menos frequência, usar produtos que não danifiquem as peças e também comprar de brechós e peças de segunda mão também fazem parte de consumir com consciência.

Postura das marcas

Além dos impactos positivos gerados pelas ações de cada pessoa que escolhe ter uma relação mais sustentável com o consumo, essas preocupações fazem ainda com que as empresas tomem mais cuidado na maneira como produzem. Beatriz comenta que os consumidores passaram a exigir mais transparência das marcas, fazendo com que muitas delas mudassem a forma como criam, pensam e comunicam moda. “Algumas marcas começaram a adotar práticas sustentáveis e outras começaram a nascer já com a sustentabilidade no seu DNA”, relata.

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Se você se interessa por esse assunto e também quer outras dicas de como ter uma relação mais sustentável com a moda, a dica é o episódio sobre Moda Sustentável do podcast Mundo Fecomércio, que conta com a participação de Beatriz Guedes, do estilista David Lee e da instrutora de moda do Senac Denise Tavares. Para assistir o episódio completo, acesse o link https://spoti.fi/3fd1Hpk ou escute no player abaixo.


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