Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

David Lee lança collab com Catarina Mina e artesãs de Curral Grande

31 ago 2023 | Moda

Por Marisa Façanha

Projeto Travessias Artesanais dá visibilidade ao artesanato cearense

O projeto tem o objetivo de se envolver com todos os setores do mercado de moda (Foto: ASCOM Catarina Mina)

O design David Lee, em collab com as artesãs de Curral Grande, promoveu o lançamento do projeto Travessias Artesanais nessa quarta-feira (30). A estreia aconteceu na maison da Catarina Mina, marca que idealizou o projeto, conectando designs, artesãs, clientes e admiradores. O objetivo foi dialogar sobre a valorização cultural do artesanato e como esse “fazer” ancestral pode se associar ao atual mercado de moda.

LEIA MAIS >> Expo Favela Innovation acontecerá em Fortaleza com a presença de Lázaro Ramos e Camilo Santana

Os acessórios mais icônicos de Irís Apfel, a fashionista centenária

Ensaio da collab com peças ornamentadas com mesmo trabalho de flores usadas na decoração da ArtFio. (Foto: Divulgação)

A coleção denominada “Capítulo 1: O Crochê de Curral Grande” foi o ponto de partida para outras seis que compõe o projeto, todas desenvolvidas no decorrer de três anos. Curral Grande é uma cidade do município cearense de São Gonçalo do Amarante, reconhecida pela arte do crochê. Desde 2002, a Associação ArtFio reúne artesãs em prol do crochê, que, com linha e agulhas, complementam a renda e sobreviverem com o talento de suas próprias mãos.

As crocheteiras, apoiadas pelo SEBRAE, aceitaram o desafio de produzir peças de vestuário, pois o costume na comunidade é produzir apenas produtos de decoração. A parceria com David Lee abriu caminhos para diversificar o empreendimento, uma vez que o design passou várias tardes na companhia das mulheres curralenses produzindo peças, comendo tapioca e trocando vivências.

Ensaio da collab com peças no off-white (Foto: Divulgação)

“Comprar uma peça de crochê é quase comprar o tempo do artesão, é cultivar um tempo diferente, porque a forma de conduzir é outra. Algo que pode parecer banal, mas é muito precioso falar, é sobre o tempo; temos isso materializado nesse trabalho”, declarou David. O designer fez questão de destacar que o processo de criação foi um trabalho em conjunto, respeitando a estética das profissionais. ”Foi um processo que não quis chegar só com um olhar impondo na criação”, disse Lee.

Dona Conceição Juvêncio, coordenadora da associação, afirmou que o maior desafio foi pensar na vestibilidade das peças, mas que o resultado era muito recompensador. “Vestuário era um tema que a gente desconhecia, é um tipo de linha diferenciada, mais fina, mas tudo que possa parecer difícil você só sabe se enfrentar”, afirmou a artesã.

Conceição Juvêncio, Joaquim Cartaco, David Lee e Celina Hissa (Foto: ASCOM Catarina Mina)

No lançamento da coleção, também estavam presentes as crocheteiras Marta Maria de Souza, Roberta Miranda e Sirlene Dutra. O Diretor Superintendente do SEBRAE, Joaquim Cartaxo, compareceu e declarou que ‘”ArtFio está inclusa no programa de economia criativa, lugar em que elas começam a dialogar com outras linguagem e outros produtos mesmo que mantenham a tradição”.

O projeto vai continuar propondo novos lançamentos. Celina Hissa, fundadora da Catarina Mina, contou como foi trilhar o caminho das mais diversas tipologias de artesanatos cearenses: “O Travessias Artesanais foi muito pensando nesses caminhos percorridos. Passamos por Aracati, no litoral, por Jaguaribe, no sertão central, por Tianguá, na serra, Traíri, no centro-norte, e Curral Grande, região metropolitana. São travessias pelo melhor que há no Ceará”.

A seguinte coleção promete envolver a renda de Bilro, no Trairi, tendo como desenvolvedor o stylist e estilista Dudu Bertholini. Por aqui, já estamos animados para as próximas!

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE