3 out 2023 | Moda
Confira a programação completa do evento
A moda autoral que nasce das periferias de Fortaleza vem ganhando força ao longo dos anos. Imerso nesse movimento, o 1º Festival Moda de Favela será realizado a partir desta terça-feira (3), em diversos locais na capital cearense, reunindo potências em uma programação que contará com mesa de conversa e minicursos. O evento, que segue até sábado (7), visa incentivar e celebrar a criatividade das favelas de Fortaleza.
LEIA MAIS >> Cearense Mateus Fazeno Rock é indicado ao Prêmio Multishow 2023
Preto Zezé fala sobre ações da Cufa e os preparativos para a Expo Favela no Ceará
Com apoio do Instituto Nu, o Festival Moda de Favela é realizado por jovens empreendedores e articuladores da cidade. À frente do evento estão Nair Beatriz e Carll Souza, idealizadores da marca Mancuda, Lilica Santos, gestora cultural do Festival Negruras e do Soulest – Espaço Criativo, Mateus Lucas Veríssimo, diretor de arte da Mancuda, Caio Vieira, CEO da marca Hust, e Beatriz Lima, que compõe a equipe do Soulest – Espaço Criativo.
Segundo Nair Beatriz, o evento nasceu com objetivo de oferecer um espaço de formação inicial para quem deseja investir na produção de moda. “Fortaleza é um grande polo industrial têxtil, mas quem detém poder dentro da moda? A galera da favela está fazendo altos ‘corres’, mas a gente sabe que a produção de moda não é muito acessível. A partir do que a gente aprendeu, estamos buscando formar a galera que tem interesse na área”, comenta.
O 1º Festival Moda de Favela abordará temas como moda e sustentabilidade, além de promover oficinas de beleza e performance nas passarelas, abordando também a fotografia e a produção visual de baixo custo.
O evento conta com a parceria do Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som, Governo do Estado do Ceará, Soulest – Espaço Criativo, Instituto Juventude Inovação, Rede Juv, Prefeitura de Fortaleza, Hust, Festival Negruras e Barraca Foi Sol.
O festival iniciará com uma mesa de abertura nesta terça-feira (3), a partir das 18h, no Museu da Imagem e do Som. Com o tema “Moda, Favela e Sustentabilidade no Corre“, o evento contará com profissionais renomados.
Entre os convidados, destacam-se Hisan Silva, 25 anos, natural de Salvador (BA), CEO e Diretor Criativo na marca baiana Dendezeiro, criada há quatro anos juntamente com Pedro Batalha. Hisan foi um dos nomes na lista da Forbes Under 30 em 2022, além de ser citado como um dos três brasileiros designers de moda com impacto global na lista da plataforma internacional Hypebeast (The Next 100).
Além disso, a designer de moda, atriz e figurinista Liamê Alves marcará presença. Residente em Fortaleza, ela é formada em Design-Moda pela Universidade Federal do Ceará e realizou trabalhos na produção de moda com o desfile “Ressignifique” em 2018 para a mostra do curso de Design (UFC). Atualmente, atua como designer da marca esportiva Ranishi Fitness, onde realiza a criação de estampas personalizadas e auxilia no processo de produção das peças e atua também como analista de marketing na marca Lisblu, voltada para o aluguel de vestidos de noiva e de festa. Liamê também assinou figurinos para os shows do cantor cearense Mateus Fazeno Rock.
A afroempreendedora Aliciane Barros também participará da mesa de abertura. Mulher preta, mãe de Julia, Isaac e Zaila, a turismóloga de formação é proprietária da marca CearAfro e coordenadora da Feira Negra de Fortaleza. A mediação ficará a cargo de Nair Beatriz, estudante de Ciências Sociais, produtora de moda de favela e CEO da Mancuda.
A partir de quarta-feira (4), serão realizados minicursos que contemplam diferentes linguagens da moda. As inscrições para os percursos formativos, porém, já estão encerradas.
O curso “Estética, Beleza e Performance” será ministrado por Wendy Candy e Helen de Sá. Já o minicurso de “Introdução à Modelagem” com Eve Nery, será introduzido a modelagem através de técnicas simples de tiragem de medidas, uso correto das réguas básicas do modelista e construção de base.
No minicurso de “Produção Visual de Baixo Custo“, Caio Vieira, Doug Souza e Mateus Lucas para introduzir a fotografia e o audiovisual de moda desde o básico ao uso das redes sociais.
No sábado (7), haverá o encerramento do Festival e os participantes inscritos receberão certificados de conclusão de 12 horas de curso. A programação será finalizada com uma celebração na Barraca Foi Sol e contará com apresentações das DJs Cabulosa e Negona.
Mesa “Moda, Favela e Sustentabilidade no Corre“
Onde: Auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS)
Horário: 18h
Minicurso “Estética, Beleza e Performance”
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS)
Horário: 08h às 12h
Minicurso “Introdução à modelagem”
Onde: Pracinha da Cultura Vicente Pinzon
Horário: 14h às 18h
Minicurso “Produção visual de baixo custo”
Onde: Soulest espaço criativo (Barraca Foi Sol)
Horário: 14h às 18h