Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Entenda o que é upcycling na moda e conheça marcas nacionais que usam a técnica

22 mar 2023 | Moda

Por Marília Serpa

Originária da década de 1990, a técnica tem se popularizado notoriamente na indústria da moda nos dias atuais

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @akrephouse)

Cada vez mais em pauta na indústria da moda, o upcycling é uma técnica originária dos anos 1990 que se fundamenta em dar nova vida e novo propósito para qualquer material já existente que seria descartado, sem alterar a composição e a qualidade do produto. Algumas marcas nacionais já fazem uso do método por, em grande parte, buscarem alternativas mais sustentáveis na produção de itens do vestuário, visando incentivar um consumo mais consciente.

LEIA MAIS >> MaxiModa 2023: Ju Ferraz é a primeira palestrante confirmada do evento

MaxiModa 2023: confira data oficial do maior evento de business do Norte e Nordeste

Para se chegar a algo novo durante o processo criativo da técnica, é necessário usar a imaginação e a inovação, uma vez que os produtos gerados a partir do upcycling precisam obrigatoriamente ter uma função igual ou superior a do material original. Thaís Grangeiro, designer de moda e consultora de imagem e estilo no Studio Degradê, explica que, na moda, o método surge como uma ferramenta de reaproveitamento de materiais, como aviamentos, tecidos e até roupas já existentes.

“Foi só de alguns anos pra cá que algumas marcas e designers resolveram, de fato, colocar em prática a técnica, recolhendo materiais que seriam descartados de suas fábricas e os transformando em novos e super interessantes produtos. Já existem até mesmo marcas que utilizam pedaços reaproveitados das coleções anteriores para criar novas coleções totalmente únicas e inusitadas, como aconteceu com a Louis Vuitton, em 2020, na coleção Be Mindful“, pontuou Thaís.

Coleção “Be Mindful” com tecidos de coleções passadas (Foto: Divulgação)

Difusão do upcycling e sustentabilidade

A pandemia da Covid-19 acelerou a difusão do upcycling na moda, uma vez que as pessoas precisaram ficar confinadas em casa e passaram a buscar alternativas de atividades para passar o tempo. “Muitas pessoas acabaram aderindo ao DIY (faça você mesmo, em português), movimento anticonsumista que propõe a criação de objetos que você mesmo é capaz de construir, sem ajuda profissional e sem necessariamente precisar comprar novos materiais”, explicou a designer.

As redes sociais também foram essenciais para difundir a técnica na moda, já que, no mesmo período, vídeos de DIY se tornaram tendência nos mais diversos meios digitais, como Instagram e TikTok, fazendo com que o upcycling abrisse caminho para ser mais conhecido, saindo da bolha dos que usam a sustentabilidade ligada à moda. Para além de sustentável, Thaís considera o método fundamental no que diz respeito ao processo produtivo de itens do vestuário.

“Infelizmente, a indústria da moda possui um processo produtivo complexo que necessita de grandes quantidades de água, produtos químicos e energia, sendo nocivo para o meio ambiente. O upcycling surge como uma solução que vem sendo cada vez mais estudada e desenvolvida por designers, empresas e pela população em si. Além de ser uma prática que estimula as pessoas a reaproveitarem as peças que já possuem no guarda-roupa de uma maneira criativa”, esclareceu a especialista.

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @brockibrocki)

O upcycling na moda também pode gerar impactos diretos na economia. “Quando falamos sobre a técnica, estamos falando sobre um processo que percebe os resíduos como insumos e não como lixo. Assim, a economia linear, que visa a produção, comercialização, consumo e, por fim, o descarte, passa a dar espaço para uma economia que valoriza o reaproveitamento e o trabalho artesanal, colocando a roupa de volta no ciclo produtivo, prolongando, assim, a vida útil dela”, explicou a designer.

A técnica, segundo Thaís, costuma caminhar lado a lado com outros movimentos de sustentabilidade na moda, como o slow fashion e o eco fashion (moda lenta e moda sustentável, em português), uma vez que o processo criativo do upcycling não se utiliza de produtos químicos na transformação dos materiais e reduz significativamente o uso de água e energia. Mesmo que tenha se originado na década de 1990, o método vem sendo mais explorado atualmente no mercado internacional e nacional.

Conheça algumas marcas nacionais que usam o upcycling

Estúdio Traça

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @estudiotraca)

Ventana

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @ventana____)

Farrapo Couture

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @farrapocouture)

Brabo.br

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @brabo.br)

Pierro

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @p.i.e.r.r.o)

Amor Trash

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @amortrash______)

Brocki Brocki

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @brockibrocki)

Coletivo Inserto

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @_inserto)

Visão Cega

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @visao.cega)

Fid Custom

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @fidcustom)

Akrep

O upcycling busca dar nova vida e novo propósito para produtos que já existem (Foto: Reprodução/Instagram @akrephouse)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE