logo

Ivanildo Nunes assina figurino exclusivo da novela Gênesis feito por artesãs cearenses

Por Redação
Ivanildo Nunes assina figurino exclusivo da novela Gênesis feito por artesãs cearenses
Em entrevista ao Site MT, Ivanildo Nunes revela os detalhes da peça produzida para a novela Gênesis, da TV Record. (Foto: Arquivo/MT)

Um dos mais renomados estilistas do País, o cearense Ivanildo Nunes foi convidado pelo figurinista da novela Gênesis, da TV Record, Severo Luzardo, para assinar um vestido usado pela personagem Semírames, interpretada por Francisca Queiroz. Em entrevista ao Site MT, Ivanildo revelou que a produção da peça contou com a participação de rendeiras do Jabuti e da Prainha, que fizeram entremeios e mandalas em renda de bilro.

LEIA MAIS >> Semana da Alta-Costura de Paris: veja as coleções das grifes de luxo

Pimentá lança coleção cápsula ‘Ser Sol’ inspirada no astro rei

“A artesã dona Fátima Moreira fez o rechilieu central da saia. Todavia, para harmonizar as duas técnicas artesanais, convidei a mestre artesã Iara Rei. Já para comandar o grupo, Borda Sonhos, que fez o bordado de linha. Foram 18 artesãs cearenses trabalhando para cumprir o prazo de entrega”, detalha o estilista. Todo o processo de confecção e finalização da peça, pontua, foi acompanhado pelo estilista e sua equipe.

Valorização do local 

Ivanildo Nunes é reconhecido pelo DNA artístico e artesanal das suas produções. Nessa perspectiva, o emprego criativo do artesanato cearense pelo estilista reúne criações inspiradoras – verdadeiras obras de arte -, que misturam técnicas artesanais como bilro, crochê, richilieu e rendas francesas. Para o trabalho com a Record, ele pôde mais uma vez reafirmar a exclusividade e a essência dos seus vestidos. 

“O vestido da Samíramis tinha uma ideia inicial, no entanto, traduzi essa ideia para o nosso DNA. Introduzi o artesanato cearense na peça, pois assim tenho a oportunidade de dar mais visibilidade às nossas comunidades artesãs e aos seus trabalhos, mostrando, portanto, toda a rica cultura artesanal que temos, com peças perfeitamente confeccionadas a mão. É uma novela nacional e de grande audiência, e a minha busca é valorizar o que é nosso”, destaca ele.

Tradição

De acordo com Ivanildo Nunes, o vestido foi produzido em tempo recorde devido ao prazo curto dado pela produção da novela. Contudo a entrega da peça em tempo hábil, ele agradece às artesãs. “Não teria conseguido sem a ajuda desses anjos de luz que também amam o nosso artesanato e se entregam de corpo e alma para o resultado perfeito”, conta. 

Artesãs trabalham na confecção do figurino. (Foto: Reprodução/Instagram)

LEIA AINDA >> Lasso Lingerie lança coleção de beachwear inspirada nas cores fortes do verão 

Aprenda como ter um guarda-roupa completo com poucas peças 

Homenageado pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, em 2019, pelos relevantes serviços prestados às artes e à cultura, o estilista pontua que o artesanato cearense precisa dessas oportunidades para ter visibilidade e absorver o conceito de arte e design, assim como para conseguir valores monetários mais justos para as artesãs.

“Quando aceito participar desses projetos nacionais ou internacionais, sempre tenho em mente que não estou levando apenas o meu nome, mas também os nomes de todos que fazem parte dessa busca pela valorização do artesanato e design cearense”, finaliza.

Veja também