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Mônica Salgado fala sobre moda e lifestyle em talk show promovido por marca Lenita, em Fortaleza

6 mar 2023 | Moda

Por Marília Serpa

Evento foi promovido nesta segunda-feira (6), com participação de convidados

Maria Lucia Negrão e Mônica Salgado durante talk show na loja Lenita (Foto: Eri Nunes)

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que acontece no dia 8 de março, a jornalista de moda Mônica Salgado foi a convidada especial do talk show realizado nesta segunda-feira (6), na loja Lenita localizada na rua Leonardo Mota, em Fortaleza. Na ocasião, que contou com a presença de convidados, foi abordado sobre moda e lifestyle em uma conversa interativa entre a jornalista e a diretora criativa da marca, Maria Lucia Negrão.

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“Essa é uma forma de iniciar esta semana e o Dia Internacional da Mulher. A Lenita possui um exército de mulheres que dão força, coragem e inspiram”, pontuou Maria Lucia durante discurso de abertura do evento. Em seguida, Mônica iniciou o papo contando a história da indumentária de forma leve e resumida, desde as eras primitivas, pontuando também que as vestimentas já foram utilizadas em tempos passados como proteção, diferenciador social e distinção de sexos.

“A gente passou a se vestir, então, para fazer parte de um clube ou de uma turma, uma vez que temos nossos códigos e inspirações no modo de se vestir. Ao mesmo tempo que nos vestimos para fazer parte de algo, também desejamos nos diferenciar. Então, é nesse jogo de querer fazer parte de uma comunidade maior, mas, ao mesmo tempo, se diferenciar, que a moda vem se alimentando desde a Idade Média até os dias de hoje”, explicou Mônica.

Durante a conversa, a jornalista também citou a estilista francesa Coco Chanel, fundadora da grife de moda Chanel, em 1909, como uma grande inspiração de moda, tanto no modo de vestir, como na forma de trabalhar com moda. “Não tem como falar da história da moda e do protagonismo feminino na indústria da moda sem citar Coco Chanel, que, embora conservadora em suas ações, libertou as mulheres dos espartilhos durante a Primeira Guerra Mundial”, pontuou.

Mônica continuou: “Ela teve uma sacada importante ao perceber que moda é comportamento, percebendo as demandas das mulheres da época. Ela teve o desprendimento de romper com padrões antigos”. Inspirada nesse raciocínio, a jornalista acredita que os profissionais de moda que mais se destacam são aqueles que criam roupas para atender às reais necessidades das pessoas, indo muito além do que gerar impacto, seja positivo ou negativo, em desfiles durante as semanas de moda.

“Moda é dizer quem a gente é sem falar”

Ao ser perguntada por um dos convidados sobre o que é a moda, Mônica foi rápida em responder que a moda é uma importante forma de definição pessoal de quem se é. “Moda é dizer quem a gente é sem falar, sem palavras. Quem a gente é, no que a gente acredita, qual o nosso humor do dia, o que a gente pensa, quais os nossos valores e como a gente se insere no mundo, mas isso tudo sem dizer uma palavra“, pontuou.

Jornalista Mônica Salgado durante talk show sobre moda e lifestyle (Foto: Eri Nunes)

Quando questionada sobre o que é ser mulher, Mônica foi cirúrgica em pontuar sobre poder vivenciar “a mágica maior da vida” de formar uma vida e dar à luz. “Eu até me arrepio, porque eu acho a experiência da maternidade uma das mais extraordinárias que podem acontecer na vida de uma mulher. Eu respeito quem não quer ser mãe ou não ache isso bonito, mas essa é uma opinião muito individual minha”, esclareceu.

Para definir seu estilo, Mônica explicou que possui bastante inspiração e admiração pela moda dos anos 1960. “Eu adoro esse estilo mais geométrico, minissaias, formas mais evasê, linhas retas. Até meu cabelo mais curto também foi inspirado nessa década, que é um período que eu realmente adoro”, explicou. Seguindo essa lógica, a jornalista utilizou no evento um vestido curto branco, em corte reto e de gola alta, e sandálias pratas com muito brilho e charme.

Mônica Salgado e Maria Lucia Negrão durante talk show na loja Lenita (Foto: Eri Nunes)

De jornalista de moda à influenciadora digital

Depois de ter atuado como jornalista de moda em revistas como Vogue Brasil e Glamour Brasil, além de ter experimentado diferentes formatos jornalísticos, como o televisivo, por exemplo, Mônica decidiu se lançar na internet para vivenciar novas experiências. Atualmente, a jornalista realiza, de forma presencial e paga, o “Talk com Môni”, para falar sobre influência digital como negócio. O próximo encontro acontece no dia 6 de maio, na Casa Preta, em São Paulo.

No Instagram (@monicasalgado), a jornalista conta com quase 600 mil seguidores e fala sobre moda, vida real e influência digital. A página também é um espaço em que Mônica compartilha sobre seu dia a dia, fotos de viagens, entrevistas que concede e, algumas vezes, fotos de looks. O feed da influenciadora é colorido e real, sendo o atual foco da jornalista como meio de trabalho, uma vez que ela deixou a antiga profissão em outro plano por enquanto.

Para quem está pensando em começar no meio digital, Mônica deu conselhos exclusivos em entrevista à Plataforma MT: “No digital, é tudo sobre consistência. Todo mundo começa pequeno, errando e não sabendo qual é a sua voz. Leva um tempo para se encontrar. Apesar de eu ser jornalista há mais 25 anos, eu também demorei a encontrar a minha voz e a entender quem eu era quando comecei no meio digital. Realmente leva um tempo para a gente se encontrar”, pontuou.

Para a jornalista, trabalhar no meio digital se trata, principalmente, de persistência. “Não é imediato, é um caminho e um exercício. Até eu entender, por exemplo, que os vídeos que eu faço hoje eram o que mais me definiam, me davam prazer e resultado, levou muito tempo. Eu fiquei perdida achando que precisava fazer “look do dia”, mas não me dava prazer. Conjugar o que dar prazer com o que faz bem e o que é reconhecido pelas pessoas leva tempo”, completa.

Dia Internacional da Mulher com Lenita

Definindo a Lenita como um sucesso, já que a marca tem buscando expandir seu mercado para o além do Ceará por meio da Lenita Brasil, Maria Lucia pontuou que valoriza a figura feminina em cada conquista. “A gente está em uma semana muito importante para a marca, uma vez que a Lenita é uma marca feminina feita por mulheres. Todas as nossas conquistas se devem a essas mulheres que nos acompanham e nos ajudam a contar nossa história”, explicou.

Maria Lucia Negrão está à frente da Lenita como diretora criativa (Foto: Eri Nunes)

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