Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Por que os anos 2000 estão em alta nas tendências da moda

8 fev 2022 | Moda

Por Redação

Sucesso entre os jovens, o estilo polêmico das décadas passadas está de volta

Bruna Marquezine sempre fotografa looks com inspirações nos anos 2000 (Foto: Reprodução/Instagram)

A moda é feita de ciclos, e geralmente peças que já foram tendência em anos anteriores voltam a fazer sucesso tempos depois – mesmo que algumas pessoas não queiram nem vê-las pela frente. Os anos 2000, período em que vimos o auge de peças jeans, roupas coloridas e acessórios no mínimo extravagantes, estão surgindo novamente no cenário fashion. A estilista, consultora de Imagem e Estilo e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), Renata Santiago, explica o motivo dessa tendência ter dominado as vitrines, redes sociais e a vida real.

LEIA MAIS >> Você se lembra de todas essas coisas que fizeram sucesso nos anos 2000?

BBB 22: Saiba onde encontrar os looks de Jade Picon

Segundo Renata, esses retornos de ciclos costumam ocorrer em períodos de 20 anos. Assim, os jovens de hoje – que costumam ditar as tendências a partir das pesquisas de comportamento – foram justamente as crianças que nasceram nos anos 2000, e tudo que remeta ao período da infância dessa geração tem mais chance de ficar em alta, especialmente no universo da moda.

Além desses elementos, o contexto histórico influencia no que ocorre na moda, conforme explica Renata.

“Os anos 2000 têm toda essa ideia de início de ciclo, de início de século, de incerteza… Começamos os anos 2000 com um acontecimento muito difícil e trágico, que foi a queda das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, muitos episódios de terrorismo, de guerra. E o que a gente está vivendo hoje, ainda nesse período pandêmico, não deixa de ser também um movimento de grande incerteza, e que a moda responde obviamente”,

relata a estilista.

Uma dessas respostas fashionistas é o Dopamine Dressing, termo que faz referência ao neurotransmissor produzido pelo corpo que traz a sensação de felicidade. Esse conceito é marcado pelas cores fortes e vibrantes, revelando uma vibe mais alegre e divertida.

Além disso, a própria referência àquela década ganhou uma denominação diferente: a estética tem sido chamada de Y2K, abreviação do termo em inglês “Years 2000”, ou anos 2000, na tradução para o português.

(Foto: Reprodução/Instagram @dualipa)
(Foto: Reprodução/Instagram @oliviarodrigo)

‘2k’ na prática

É quase impossível lembrar da moda dos anos 2000 e não entrar na discussão sobre a polêmica calça de cintura baixa. Detestada por muitos, a peça dá indícios de que voltará a figurar nos looks durante os próximos meses.

“Ela já está aí colocada (…) acompanhada de cropped, mostrando muito dessa barriga, desse torso feminino, e que muitas vezes vem também acompanhada de uma peça oversized em cima, muito estruturada, trazendo esse poder para a parte de cima do corpo da mulher”, atesta Renata.

(Foto: Reprodução/Instagram @rinasonline)
(Foto: Reprodução/Instagram @rafakalimann)

A estética dos anos 2000, completa a estilista, também tem se mostrado presente em elementos como as calças bikers coladas e os óculos coloridos com transparência, resgatando o visual adolescente usado por celebridades como Britney Spears, Christina Aguilera e Jennifer Lopez naquela época.

LEIA TAMBÉM >>  Lissa Dias Branco revela o que não pode faltar no closet

Giselle Bezerra, Roberta Brasil, garoto do Pintinho Piu… por onde andam cearenses que bombaram há anos?

Meninas Malvadas: relembre as frases mais icônicas do filme

Para quem flerta com o estilo, mas ainda não se sente seguro em aderir ao “Y2K”, Renata dá dicas para que o visual não fique caricato. “Por exemplo, a cor rosa, é uma cor muito ligada aos anos 2000 e está super em alta agora. Então, apostar em um look monocromático rosa, usar talvez usar um acessório mais divertido, mais jovem, no estilo cool kids. Ou equilibrar uma calça de cintura baixa com um blazer, para trazer o equilíbrio”, sugere.

(Foto: Reprodução/Instagram @paulinhasampaio)
(Foto: Reprodução/ Instagram @rafakalimann)

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE