Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Ceará na SPFW: o que esperar das coleções desfiladas por marcas cearenses no evento

10 abr 2024 | Moda

Por Lianne Ceará

Semana de moda iniciou nesta terça-feira (9);
três marcas do Ceará estão no line-up
Marca cearense, a Catarina Mina estreia na SPFW nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)

Maior evento de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week teve início nesta terça-feira (9) e segue até domingo (14), em São Paulo. Um dos principais polos da indústria têxtil no Brasil, o estado do Ceará conta com três marcas representantes na semana de moda – a estreante Catarina Mina e os veteranos Lino Villaventura e Marina Bitu.

A abertura, que aconteceu ontem (9), contou com o desfile exclusivo da marca Aluf e apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Até sexta, Weider Silveiro, Walério Araújo, Dendezeiro, João Pimenta e outros também figuram suas peças no evento.

À revista piauí, estilistas e o fundador Paulo Borges falaram sobre desafios e a crise na semana de moda, que, este ano, deixou de vender ingressos e voltou a ser apenas para convidados. Ainda assim, marcas como André Lima, Gloria Coelho e Lilly Sarti voltaram ao evento e admiradores da moda cearense também têm muito o que apreciar nas passarelas da SPFW. Saiba mais:

Catarina Mina

A coleção Guardiãs da Memória, da marca fundada por Celina Hissa, será apresentada nesta sexta-feira (12), às 14h30, no Iguatemi São Paulo. Reconhecida internacionalmente pelo trabalho com artesanato cearense, a Catarina Mina leva para a passarela 40 looks com 6 tipologias artesanais, como a renda filé, bilro, palha de carnaúba e fibra de croá. Sobretudo, a marca promete que a ‘cereja do bolo’ do desfile será um novo estudo de modelagem que une os artesanatos à alfaiataria clássica, com peças em linho e seda pura. Uau!

As peças homenageiam as artesãs parte da rede da Catarina Mina, composta por 31 comunidades e 450 artesãs, sendo 99% mulheres.

Em entrevista à Márcia Travessoni, publisher da Plataforma MT, para o projeto Mulheres Extraordinárias, Celina detalhou sobre a coleção que a marca prepara. “A gente está olhando especialmente para esse lugar da mulher e da artesã. (…) Vão ter looks todos de palha, todos de filé, todos de bilro, vai ter mix de tipologias e eu tenho certeza que vai ser bem bonito”, disse.

Lino Villaventura

Nas redes, Lino divulgou um spoiler da coleção (Foto: Reprodução/Instagram)

Paraense radicado no Ceará, o estilista Lino Villaventura desfila, na SPFW, a coleção de Outono – Inverno 2024 Gadget nesta quarta-feira (10), às 17h. Primordialmente, o veterano da semana de moda promete manter a identidade da marca, já reconhecida internacionalmente, associando a técnicas de coloração, formando um “caleidoscópio com formas e referências históricas”.

Como resultado de peças feitas à mão e em moulage, bordados, aplicações, encaixes e volumes serão evidenciados nos looks, com desenhos inteligentes e tecnológicos. Nas redes, o estilista divulgou bastidores da coleção, confeccionando uma peça preta em seu ateliê. Veja:

À Revista MT, o estilista falou sobre os 45 anos de carreira e o fato de ter criado a marca no Ceará. “Falaram que meu trabalho era regional porque eu estava no Ceará (…) Quando um trabalho tem identidade original, ele se sobressai. Vira universal. Não estamos limitados a uma região. Tenho personalidade brasileira e não vou fugir disso”, disse.

Marina Bitu

Croquis da coleção, compartilhados pela marca nas redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

No segundo desfile na SPFW, a marca Marina Bitu, fundada pela estilista homônima e por Cecília Baima, vai à passarela nesta quinta-feira (11), às 17h. A coleção apresentada homenageia as origens caririenses da estilista, nomeada “Cariri: o início e o fim”. O público vai poder conferir peças feitas em linho tingido manualmente com casca de romã, outras com macropaetês de bioplástico desenvolvido pelos alunos do Senac Crato.

Além disso, as peças carregam diversos aspectos da cultura da região, divididos em quatro blocos no desfile – natureza e arqueologia, povos originários, religiosidade e artesanias. Certamente, o desfile vai exaltar o cariri e toda a sua riqueza de cores, sabores e paisagens. Estamos ansiosas para conferir!

Nas redes sociais, Bitu compartilhou que todas as peças foram criadas em colaboração com os alunos de moda do Senac do Crato. “Escrevo esse post não para falar do território natural e cultural do Cariri – este tem uma riqueza imensurável já reconhecida pela Unesco – mas para falar das pessoas de lá, as que me receberam nesse lugar como se eu também pertencesse a ele”, escreveu.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE