Márcia Travessoni – Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais

Entre em contato conosco!

Anuncie no site

Comercial:

[email protected]
Telefone: +55 (85) 3222 0801

Cineteatro São Luiz lança projeto de visita guiada online gratuita

27 maio 2020 | Notícias

Por Redação

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o Cineteatro São Luiz celebrou, na última terça-feira (26), cinco anos de reabertura. O equipamento continua se reinventando pela arte, pelos artistas e pelo público. Para comemorar a data, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou projetos para que o público embarcar na história do São Luiz, como a visita guiada online gratuita.

Na visita guiada, são descritos aspectos históricos dos cinemas de Fortaleza, assim como a trajetória do fundador do Cine: Luiz Severiano Ribeiro. O formato de linha do tempo traz ilustrações, cronologia e curiosidades do período, até chegar na atualidade.

LEIA MAIS >> Fortalezenses expressam relações histórico-culturais com o município; assista vídeo

Fortaleza e Santiago do Cacém, em Portugal, firmam parceria cultural

Aqui, o público é convidado a adentrar os espaços do equipamento, do Foyer ao Palco, através de vídeos gravados em 360º. A visita online finaliza como a presencial, com convite para conferir um documentário sobre as atividades do Cineteatro ao longo dos últimos anos (desde a reabertura).

Também na terça-feira (26), ocorreu o lançamento do “Arte em Rede”, uma convocatória para seleção de projetos em formato digital destinada aos artistas da cidade. A iniciativa pioneira da Secult, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Porto Dragão, irá integrar e potencializar as programações online desses equipamentos. O período de inscrição é de 26 de maio a 5 de junho de 2020 e mais informações estão disponíveis no site.

No site, também é possível acessar o “Sons do Ceará”. Novidades no campo audiovisual já tem data prevista para estreia, uma delas é a Mostra do Audiovisual Cearense, que tem início na quinta-feira (28), às 20h, com o filme “Padre Cícero: o apóstolo rebelde”, de Helder Martins de Moraes.

Cultura e arte

De acordo com Rachel Gadelha, diretora do Cineteatro São Luiz, os espaços de encontro com a cultura e com a arte estão diante do desafio de dar respiro às diferentes formas de alimentar os diversos olhares e vozes que preenchem suas plateias e seus palcos.

“Nesta missão de ser lugar de memória e reinvenção ao mesmo tempo, o Cineteatro São Luiz está vivo e quer se conectar com artistas e público por meio das telas, como já fez milhares de vezes. Agora, o encontro não será em uma das poltronas vermelhas da Rua Major Facundo, 500 (ou Praça do Ferreira). A projeção não será naquela grande lona de 13 m x 7 m. Em 2020, o público conhecerá uma nova ‘caixinha’ de ideias. Um novo lugar para se sentir dentro do Cineteatro São Luiz, para estar em casa, para se emocionar, para viver arte e cultura”, destaca.

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Publicidade

PUBLICIDADE