logo

Com restrições, Fortaleza entra na Fase 3 da retomada; espaços públicos são liberados para atividades físicas

Por Redação
Com restrições, Fortaleza entra na Fase 3 da retomada; espaços públicos são liberados para atividades físicas
De acordo com o governador, bares e barracas de praia não foram autorizados a abrirem nesta semana, e os restaurantes não podem funcionar à noite. (Foto: Reprodução)

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, neste sábado (10), que Fortaleza avançará, a partir de segunda-feira (6), para a Fase 3 do plano de retomada econômica, com restrições. Bares e barracas de praia não foram autorizados a abrirem nesta semana, e os restaurantes não podem funcionar à noite. De acordo com os gestores, os espaços públicos como praias e calçadões estão liberados para atividades físicas individuais sem aglomeração.

Ainda conforme o governador, o transporte intermunicipal voltará ao funcionamento normal a partir de sexta-feira (10), seguindo as devidas medidas preventivas, como uso obrigatório de máscaras de proteção facial e distanciamento social, evitando aglomerações. Toda a macrorregião da capital, que estava na Fase 1, seguirá para a 2. “Todos os indicadores continuam diminuindo, assim como a procura nas unidades médicas e a ocupação nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)“, pontuou.

LEIA MAIS >> Saúde das pessoas é ponto principal, diz Maurício Filizola sobre retomada

Retornaremos com muito critério, diz Ricardo Cavalcante sobre retomada

Planejamento regionalizado

Camilo Santana destacou ainda que a macrorregião do Sertão-Central, a do litoral leste e a do Jaguaribe, que estavam na Fase de Transição, passam para a Fase 1. A região Norte segue na Fase de Transição, e Sobral e Tianguá continuam por, pelo menos, mais uma semana, em isolamento social rígido, assim como a região do Cariri. “Estamos trabalhando como o planejamento de forma regionalizada, porque o tempo da pandemia em cada região tem sido diferente”.

Segundo os gestores, todas as decisões foram pautadas nas orientações das secretarias de Saúde do município e do estado. Na ocasião, o governador mencionou a ampliação dos leitos de UTI em todos os municípios do interior do estado do Ceará para atender as demandas dos casos, e agradeceu aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Aumento do volume das atividades

“Vamos para a Fase 3 com algumas exceções, que são medidas preventivas, orientadas por aqueles que estão à frente do combate, da prevenção e da assistência. Continuaremos monitorando os dados diariamente ao longo da semana”, explicou o prefeito Roberto Cláudio, acrescentando que o decreto permitirá o aumento dos volumes das atividades, representando mais empregos sendo gerados.

O gestor explicou que as aglomerações são um risco grande de contaminação e disseminação do vírus e reforçou a importância do uso de máscaras de proteção facial, de álcool em gel, bem como evitar contato com os olhos e com a boca.

Veja também